FIA e a redução de custos na F1
A FIA anuciou ontem algumas medidas a implementar na F1, a partir do próximo ano. Entre as medidas a aplicar imediatamente, podemos referir as seguintes:
– Proibição de testes ao longo da temporada (ficando limitadas aos treinos livres dos GPs)
– Limitação do desenvolvimento da aerodinâmica (túneis de vento de escala superior a 60% e velocidade de 50m/s ficam proibidos)
– Alterações nos regulamentos dos motores (motores para 3 corridas, máximo de 8 motores por piloto ao longo da temporada, além de mais 4 para testes, sendo o total de motores por equipa na casa das 20 unidades)
– Motores limitados a 18000 rpm (alterações nos injectores e trombetas de admissão)
– Redução no número de membros enviados por cada equipa para os GPs
A FIA espera atingir uma redução dos custos na ordem dos 30%, relativamente aos orçamentos das equipas em 2008. Todas as medidas foram acordadas com a FOTA,
A partir de 2010, haverá ainda mais alterações profundas:
– Utilização de peças normalizadas (transmissões e peças do chassis)
– Rádios e sistemas de telemetria comuns a todas as equipas
– Serão banidos os cobertores de pneus, purga de pneus e reabastecimentos
– Limitações da pesquisa aerodinâmica
– Possibilidade de utilização do KERS comum a todas as equipas, bem como alterações na qualificação, no sistema de pontos e na distância das corridas
Em 2013 poderá ser introduzida uma nova fórmula de motores, com consumo mais eficiente e que poderá ser utilizável nos carros de estrada.