FIA GT…
Com a introdução de novos regulamentos GT1 para 2010, várias equipas já se encontram a preparar as suas viaturas para o campeonato FIA GT.
Um dos nomes mais sonantes é a Nissan, que através da sua divisão Motorsports, tem desenvolvido uma versão GT1 do seu modelo GT-R, com um V8 de 4.5 litros e 592cv (derivado do motor utilizado no Super GT). O GT-R GT1 já rodou pneus Michelin, tendo Michael Krumm sido o piloto de testes.
A estreia está prevista para as 24 horas de Spa-Francorchamps (prova rainha do FIA GT), podendo ainda haver uma outra participação, noutra prova. Em 2010, a formação de fábrica dará lugar a uma formação europeia privada, a quais colocará dois carros em pista.No entanto, existe a possibilidade de Carlos Ghosn (CEO da Renault e Nissan e conhecido “cost killer”) travar este projecto à nascença, não vendo com bons olhos este programa.
Outro nome sonante a envolver-se nos GT1 será a Ford, através da Matech Racing, equipa que tem desenvolvido o Ford GT nos GT3, com bastante sucesso. A equipa marcará presença nos GT1 já em 2009, testando o seu Ford GT GT1 para 2010, podendo vários pilotos ser chamadas ao serviço, tais como Thomas Mutsch, Bradley Ellis, Alex Mortimer e Jürgen von Gartzen.
O FIA GT mostra assim grandes sinais de vitalidade, sinais esses desparecidos desde uns anos para cá…