Suzuki e Fiat de saída
Este passado fim de semana revelou-se bastante tristonho para os fãs de Ralis, quer nacionais, como internacionais.
Começando pelo último caso, a Suzuki anunciou a sua saída do WRC, não participando no campeonato do próximo ano. Numa altura em que finalmente tinha atingido um nível de fiabilidade interessante no SX-4 WRC, a marca alegou a crise financeira para concretizar a sua retirada de cena.
Um factor que embora se possa considerar razoável, não esconde o facto de o SX-4 WRC ter nascido mal (base de um SUV, centro de gravidade e posição do motor elevados) e necessitar de alterações de fundo, para que a Suzuki pudesse atingir os primeiros lugares do WRC.
Falando agora dos Ralis nacionais, a previsível saída da equipa Fiat Vodafone Team do campeonato nacional de Ralis foi confirmada, estando as razões para tal facto ainda por desvendar. No entanto, a falta de resultados e a sua derrota no confronto directo com a Peugeot Sport Portugal terão sido o motivo principal para a sua retirada.
No entanto, esta saída poderá ter maiores consequências: a estrutura de Carlos Barros dependia a sua participação da continuação da Fiat, pelo que sem adversários, a Peugeot Sport Portugal enfrenta dois cenários possíveis: participação no IRC ou encerramento da equipa. Visto que o financiamento da equipa se encontra bastante dificultado, o pior cenário poderá concretizar-se, deixando o campeonato nacional de Ralis sem equipas oficiais e entregue aos “privados”.
Aguardam-se mais desenvolvimentos…entretanto, fiquem com uns vídeos das marcas em causa.
Suzuki WRT
Fiat Vodafone Team
http://www.youtube.com/watch?v=YLGgPJjVqAM