ALMS – Audi vence 12 Horas de Sebring
22 Março 2009 - José Soares da Costa

A Audi conseguiu voltar a vencer as 12 Horas de Sebring, numa disputa renhida com a Peugeot e da qual só se soube o vencedor a poucos minutos do final da prova. O R15 TDI estreia-se assim da melhor maneira possível.A tripla vencedora das 12 Horas de Sebring foi a habitual, constituida por Tom Kristensen, Allan McNish e Rinaldo Capello, que tripulavam o R15 nº2.

Embora a Peugeot tenha liderado inicialmente a prova com o 908 nº08 de Sébastien Bourdais, um furo comprometeu a prova para a marca francesa. Juntando-se a este facto uma prova fantástica de Allan McNish, que no seus dois últimos turnos mostrou um andamento endiabrado, fez com que a Peugot não conseguisse responder na fase final da prova à marca alemã (muito devido ao pneus bastante gastos, que não permitiam que Frank Montagny andasse mais do que o que conseguia) ficasse pelo segundo lugar.

Quanto aos restantes Audi e Peugeot, o 908 nº07 de Pedro Lamy desistiu a cerca de meia hora do final, com problemas de transmissão que imobilizaram por completo a sua viatura. Tendo liderado a primeira hora de corrida, sofreram problemas relacionados com o ar condicionado, que obrigaram a viatura a ficar bastante tempo nas boxes e hipotecaram as hipóteses de vitória da mesma. Mesmo assim, o 908 ficou classificado em 5º lugar no final da prova. Relativamente ao R15 nº1, nunca teve o andamento demonstrado pelo Audi nº2, ficando-se pelo 3º lugar final.

Os Acuras, que tanto haviam prometido na qualificação, não chegaram ao final da prova, tendo ficado pelo caminho devido a diversos problemas de juventude. Tal não se sucedeu na categoria LMP2, onde o Acura de Adrian Fernandez e Luis Diaz conseguiu alcançar a vitória na classe, depois dos Lola Mazda da Dyson terem ficado pelo caminho com problemas de motor.

Na classe GT1, vitória incontestada para a Chevrolet, com Johnny O’Connell, Jan Magnussen e Antonio Garcia, visto que só havia dois inscritos na referida classe e nos GT2, vitória para a Risi Competizione, através de Jaime Melo, Mika Salo e Pierre Kaffer e do Ferrari F430.