ARC Sport – Uma jornada de surpresas
Boa estreia para Manuel Inácio e Aloísio Monteiro ao volante do Renault Clio R3 construído nas oficinas da ARC Sport. Uma estreia dupla, uma vez que a prova inaugural do campeonato acabou por ser o primeiro teste em troços de terra. Manuel Inácio acabou por chegar ao 6º lugar da classificação geral, alcançando também a 2ª posição entre os carros de duas rodas motrizes. Uma agradável surpresa para a equipa de Aguiar da Beira.
“Melhor era impossível, principalmente na altura de evolução em que nos encontramos. Quero dar os parabéns à ARC Sport pelo trabalho que fizeram, mas também por todo o apoio que nos deram na concretização do nosso projecto. O carro tem enorme potencial para poder fazer muito melhor. Quanto a nós, falta-nos a experiência e o necessário conhecimento do carro. Nunca nos preocupámos com o resultado, nem com o Paulo Antunes. Não viemos a esta prova para fazer comparações, mas sim para efectuar um bom teste ao Clio. O carro está aprovado, é excelente, mas poderá ficar ainda melhor”, afirmou, Manuel Inácio, visivelmente feliz com o resultado alcançado.
O CLF – Foco Rally Team estará presente no Vodafone Rally de Portugal, com o objectivo de Manuel Inácio/Aloísio Monteiro e a própria ARC Sport efectuarem o número de quilómetros suficientes para a desejada evolução do Renault Clio R3.
Mas a sorte não acompanhou a ARC Sport na primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis. Depois de terminar a primeira etapa do Rallye Torrié no 3º lugar da geral, com Adruzilo Lopes e José Janela instalados no comando do Agrupamento de Produção, em estreia absoluta do Subaru Impreza N2009, a terceira especial da segunda etapa viria a marcar o abandono do campeão nacional de grupo N. Uma escorregadela fatal, colocou o Impreza fora de estrada, sem possibilidades de retomar a corrida.
“Foi um erro meu, cometido por excesso de confiança. Havia muita estrada e nunca pensei que o carro fosse sair. Tentei retomar a prova, mas o Impreza ficou em cima de terra húmida e foi impossível o regresso. O carro estava em perfeitas condições e pronto para continuar a correr. Estou desapontado, mas também bastante confiante no futuro. Temos ambições fortes e acrescidas em relação ao ano passado, pois o Impreza mostrou-se sempre muito competitivo, tal como ficou demonstrado na primeira etapa quando liderávamos o grupo”, afirma, naturalmente triste, Adruzilo Lopes.
Uma agradável surpresa neste início de campeonato foi a participação de Ricardo Moura. O campeão açoriano esteve verdadeiramente irrepreensível ao volante do Mitsubishi Lancer Evo IX, mostrando sempre total controlo do carro e das diversas situações da corrida. Ricardo Moura viria a terminar a primeira etapa do Rallye Torrié no 5º lugar da geral, a apenas um segundo de Fernando Peres, tendo inclusivamente conquistado por três vezes o segundo melhor “crono” da corrida, em apenas seis especiais. Uma condução limpa e espectacular, que viria a acabar após o primeiro troço da segunda etapa, com um tubo de óleo da embraiagem partido. Ficaram excelentes indicadores para o futuro, numa prova demasiado curta.
“Claro que podia ter sido melhor, se tivesse terminado a prova. Apesar da desistência, acho que esta foi uma participação positiva. Enquanto estive em prova tirei o melhor partido do carro, tendo conseguido alcançar bons tempos. Estarei presente no Rally de Portugal, mas ainda não sei com que carro”, concluiu o campeão de ralis dos Açores.
Este foi um fim-de-semana de grande actividade para a ARC Sport. Para além de ter participado com três carros no Rallye Torrié, a estrutura de Aguiar da Beira esteve ainda presente no Rali da Camacha, prova inaugural do Campeonato da Madeira de Ralis. Augusto Ramiro, responsável pelo departamento de ralis da ARC Sport, desdobrou-se entre Vieira do Minho e a ilha da Madeira. Para ele, esta foi uma verdadeira jornada de surpresas.
“Foi tudo uma surpresa. Pela positiva, tivemos os primeiros indicadores competitivos do Renault Clio R3 em terra e um excelente comportamento do Manuel Inácio. Tivemos ainda uma excelente estreia do novo Subaru Impreza N2009, um carro de facto fabuloso, que já irá estar presente no Rali de Portugal com as últimas evoluções, o que o irá tornar ainda mais competitivo.Pena foi, o azar que o Adruzilo teve, numa altura em que liderava o grupo e se aproximava do 2º lugar da geral. O Renault Clio R3 e o Manuel Inácio constituíram uma boa surpresa, não tanto pelo carro, mas essencialmente pelo excelente comportamento do piloto. Quando o carro receber as últimas evoluções, irá ficar ainda mais competitivo. Quero dar os meus sinceros parabéns ao Manuel Inácio e ao Aloísio Monteiro”, afirmou Augusto Ramiro.
Em relação à assistência prestada ao Mitsubishi Lancer Evo IX de Ricardo Moura, após um trabalho intenso realizado em muito pouco tempo, o responsável pela ARC Sport também se mostrou surpreendido pela excelente prova que o piloto açoriano realizou.
“Foi mais uma surpresa muito agradável. O Ricardo já não é uma promessa, mas sim um valor dos nossos ralis. Obteve tempos surpreendentes e realizou uma grande corrida até desistir. Foi pena não termos tido mais tempo para efectuar uma maior intervenção no seu carro”, declarou Augusto Ramiro.
Trabalho intenso e muitas surpresas. Foi assim a jornada inaugural dos campeonatos de ralis de Portugal e da Madeira. No Rali da Camacha, João Silva e Alexandre Jesus não deixaram de causar alguma sensação, demonstrando grande competitividade com os Renault Clio R3 construídos pela ARC Sport.
“Foram mais duas boas surpresas. O João Silva chegou a andar no 3º lugar da geral na sua estreia ao volante do Clio R3. Pena é que a penalização sofrida lhe tenha retirado um bom resultado, dentro de um rali fabuloso que efectuou.O Alexandre Jesus efectuou uma boa prova, mostrando uma evolução fabulosa em relação ao ano passado, um grande empenho e muita vontade em evoluir. Os meus sinceros parabéns a ambos”, conclui Augusto Ramiro.
Este foi na verdade um fim-de-semana carregado de surpresas para a ARC Sport. Fica a consciência tranquila em relação a um trabalho altamente profissional e a uma dedicação extrema. O próximo desafio fica agendado para o Vodafone Rally de Portugal, de 2 a 5 de Abril.