Dakar – 12ª Etapa – Surpresa…
15 Janeiro 2009 - José Soares da Costa

Devido a um erro crasso da organização, Carlos Sainz abandonou hoje o Dakar. Um precipicio de 4 metros, não assinalado no Road-Book, fez com que o espanhol terminasse a sua prova mais cedo e o seu copiloto, Michael Perin, tivesse de ser evacuado para o Bivouac para tratamento de uma lesão no ombro.

Esse mesmo precipício por pouco não levou mais pilotos, visto que tanto os pilotos da BMW, como da Mitsubishi, por pouco escaparam a uma queda no mesmo. Um erro lamentável por parte do ASO, que por pouco não teve consequências mais graves…

Voltando à 12ª etapa, na qual se retomou a competição, depois da 11ª etapa feita só em ligação,  Giniel de Villiers foi o melhor dos VW, assumindo a liderança da prova, enquanto Mark Miller foi 2º, a 16 minutos. Robby Gordon foi o 3º classificado, a 25 minutos do 1º classificado.

Na classificação geral, Giniel de Villiers é o 1º classificado, seguido de Mark Miller a 2 minutos e Robby Gordon a 1 hora e 18 minutos. Nani Roma, em Mitsubishi, ainda não terminou a etapa de hoje, pelo que, caso termine, deverá descer várias posições na classificação geral.