Dakar – 14ª Etapa – VW ganha o Dakar!
Pela primeira vez, um veículo com motor a diesel venceu o Dakar. A VW conseguiu o feito, após três tentativas e um domínio avassalador sobre a concorrência. A Mitsubishi, vencedora das últimas sete edições e a BMW, com Nasser Al-Attiyah, não conseguiram impedir tal domínio. Tendo Carlos Sainz sido o “ponta de lança” da equipa, até à sua desistência na 12ª etapa, Giniel de Villiers foi o vencedor da prova, no ano em que a prova se mudou de malas e bagagens para a América do Sul.
Nesta última etapa, a VW voltou a vencer, tendo Giniel de Villiers sido o 1º classificado, à frente de Novitskiym, em BMW e Holowczyc, em Nissan. Na classificação geral e final da prova, Giniel de Villiers foi o 1º classificado, com o seu companheiro de equipa, Mark Miller, a ficar a 9 minutos e Robby Gordon, em Hummer H1, em 3º lugar, a 1 hora e 46 minutos.
O Dakar despede-se assim e volta no próximo ano, onde a dúvida que ainda subsiste é o local da prova. Será que voltará a África? Ou ficará pela América do Sul? Só para o ano é que saberemos…