F1 2009 – Red Bull RB5
9 Fevereiro 2009 - José Soares da Costa

Apresentado em Jerez de la Frontera, o RB5 é a nova arma da Red Bull para o Campeonato do Mundo de F1 de 2009. Maximizando a utilização das regras de 2009 e contando com o genial Adrian Newey, a equipa conta capitalizar com a introdução deste novo carro, que se apresenta bastante interessante.

Começando pelo nariz, o mesmo é bastante estreito e alto, possibilitando o corte eficaz do ar e o seu correcto direccionamento para a parte inferior do monolugar. A asa dianteira, tal como os seus congéneres, é bastante volumosa, contrastando com a asa traseira, pequena e alta.Quanto aos flancos, alinha pela mesmas linhas da Ferrari, apresentando-os bastante curtos. Desta forma, é criado um espaço livre, à frente dos mesmos, para colocação de derivas laterais (tal como é o caso no F60).

O RB5 conta também com o sistema KERS, principal motivo de discórdia nesta época. O sistema fornecido à Red Bull é fabricado pela Magneti Marelli e será igual ao sistema utilizado pela Renault. Quanto à sua utilização (ou não) na primeira prova, em Melbourne, ainda não foi avançada qualquer certeza sobre esse cenário.

Finalmente, os pilotos que irão utilizar o RB5 na próxima época serão Mark Webber e Sebastien Vettel. Será precisamente o piloto alemão a estrear o RB5 em pista, devido à lesão sofrida por Mark Webber num acidente de bicicleta e do qual ainda não está totalmente recuperado.