F1 – Brawn no topo do mundo…
Na sua estreia na F1, depois da compra da estrutura da ex-Honda, a Brawn GP conseguiu realizar um feito apenas cumprido pela Mercedes no GP de França de 1954, onde partiram da pole, venceram a prova e fizeram a dobradinha, tudo por intermédio de Juan Manuel Fangio e Karl Kling. 55 anos mais tarde, os protagonistas são Jenson Button e Rubens Barrichello, com o primeiro a vencer a prova e o segundo a completar a festa britânica.
Começando pela grelha, Jenson Button e Rubens Barrichello dominaram completamente os acontecimentos na qualificação, rubricando com alguma facilidade os dois melhores tempos na Q3, sem necessitar de recorrer a estratégias de prova extremas.
Na prova, Jenson Button fez um arranque exemplar, dominando a partir dai toda a prova, enquanto Barrichello teve problemas com o sistema anti-stall do BGP001, o que o fez perder várias posições. Além disso, na primeira curva, viu-se envolvido num toque com Heikki Kovalainen, que danificou a asa traseira e o difusor do Brawn e ainda teve de se haver com uma escaramuça com Mark Webber e Nick Heidfeld, na primeira curva, que danificou a sua asa dianteira.
Quem aproveitou foi Sébastien Vettel, que assim passou para o 2º lugar, posição que ocupou durante grande parte da prova, até Robert Kubica se ter envolvido com este, com subquentes toques à mistura e que levaram à desistência dos dois. Este incidente levou à entrada do Safety Car nas voltas finais da prova, que promoveram Barrichello ao segundo lugar e à dobradinha da Brawn.
Antes desta entrada do Safety Car, já um outro incidente havia provocado a entrada deste. Kazuki Nakajima viu o seu Williams fugir do seu controlo, após uma passagem pelos correctores, embatendo nos muros e danificando seriamente o monolugar. Quanto ao seu colega de equipa, Nico Rosberg, um problema nos reabastecimentos terminou com qualquer sonho com o pódio, atirando-o para o 6º lugar final.
Quanto à Ferrari, teve um fim de semana negro, com Kimi Raikkonen a desistir após um pião e posterior embate nos muros, depois de ter chegado a ocupar a 4ª posição e Filipe Massa a ser obrigado a retirar-se da prova com problemas mecânicos. Na Mclaren, enquanto que Heikki Kovalainen desistiu logo na primeira volta, Lewis Hamilton fez uma corrida de trás para a frente, com uma estratégia de corrida bastante agressiva, que o fez alcançar o 3º lugar final.
Quanto aos restantes pilotos pontuados, Timo Glock foi 4º, Fernando Alonso foi 5º ,Sébastien Buemi foi 7º classificado, na sua estreia com a Toro Rosso, enquanto o seu colega de equipa Sébastien Bourdais, foi 8º.
Jarno Trulli, embora 3º classificado no final da prova, viu ser-lhe atribuido uma penalização de 25 segundos, após ter ultrapassado Lewis Hamilton no segundo período de Safety Car, descendo para fora dos pontos. Vettel foi penalizado com uma descida de 10 lugares na grelha de partida do próximo GP, devido ao incidente co-protagonizado com Robert Kubica.