F1 2009 – Ferrari F60
12 Janeiro 2009 - José Soares da Costa

Foi hoje apresentado o primeiro F1 de 2009, o Ferrari F60. Ao contrário dos últimos anos, o nome do carro não derivou do ano em que iria ser utilizado em competição. Além desta quebra e visto estarmos em tempos de crise (à qual nem a marca italiana escapa), a apresentação foi virtual, através do site oficial da Ferrari, no qual foram apresentadas algumas fotografias do novo monolugar da Scuderia.

Tal como é patente nas imagens, a aerodinâmica e os pneus são os principais pontos de destaque. Juntamente com o regresso dos slicks (desaparecidos desde 1997), do chassis desapareceram todos os deflectores e asas que ajudavam a melhorar o comportamento aerodinâmico da viatura. Além disto, a asa traseira é substancialmente reduzida e mais alta, enquanto a asa dianteira é bastante baixa e tem um aspecto bastante rectilíneo e simples (tal como previsto pelos regulamentos deste ano) e encontra-se aliada a um nariz bastante estreito e longo.

Todas estas alterações fazem parte de um novo conjunto de regras que irão permitir maior competição e mais ultrapassagens durante as corridas. Relativamente ao KERS, já se encontra presente no novo monolugar, bem como uma nova caixa de velocidades (em carbono e montada longitudinalmente), bem como um novo sistema de travões, preparado para os novos pneus slicks.

Quanto aos pilotos, nenhum alteração, sendo que Kimi Raikkonen e Felipe Massa continuarão a ser os pilotos de serviço. O brasileiro irá efectuar algumas voltas ao volante do F60 hoje à tarde, no circuito de Mugello, estreando em pista o monolugar.