F1 – Lewis Hamilton desclassificado!
O caso que provocou tanto polémica no GP da Austrália provocou novas baixas hoje, após uma decisão dos comissários da FIA. Lewis Hamilton foi desclassificado da prova, após análise das conversas entre o mesmo e a sua equipa durante a prova, conversas essas que terão demonstrado que o piloto ocultou dados na sua versão dos acontecimentos.
Desta feita, segundo as conversas, Lewis Hamilton terá abrandado deliberadamente o seu Mclaren durante o período de Safety Car, levando à inevitável ultrapassagem de Jarno Trulli. Com este comportamento, Trulli terá caido na ratoeira montada pela dupla Hamilton-Mclaren, que assim provocaria uma penalização ao italiano, sem que este tivesse hipótese de responder. De relembrar que o italiano, durante este mesmo período, teve uma saída de pista, tendo retornado à mesma na 4ª posição, atrás de Hamilton, sendo no entanto mais rápido que este durante o final da prova.
Tal atitude foi condenada hoje pelos comissários da FIA, que reviram a sua posição e retiraram a penalização a Trulli e lhe atribuiram novamente o 3º lugar, enquanto que o piloto inglês viu-se desclassificado da prova. A Mclaren Mercedes aceitou a decisão da FIA, não pretendendo apresentar qualquer recurso. Quanto à Toyota, a mesma havia apresentado um recurso da penalização imposta a Trulli logo após o GP, tendo retirado a mesmo ontem.
O vídeo do incidente entre Jarno Trulli e Lewis Hamilton encontra-se disponível na janela abaixo. De referir que um segundo Toyota também sai de pista (o de Timo Glock), sendo que ele retorna à mesma sem perder qualquer posição.