F1 – Revolução começa em 2009
O Conselho Mundial aprovou uma alteração significativa que irá provocar uma revolução na decisão do próximo Campeão do Mundo de F1. Ao invés do sistema actual, onde o vencedor é o piloto que tiver maior número de pontos, a partir deste ano será o piloto com maior número de vitórias que irá levar o troféu para casa…
O sistema de pontos irá manter-se inalterado, com a distribuição de pontos (10-8-6-5-4-3-2-1) a fazer-se desde o 1º até ao 8º classificado de cada prova. Os pontos irão ser utilizados para decidir as restantes posições do campeonato e também serão utilizados como factor de desempate, quando dois ou mais pilotos tiverem o mesmo número de vitórias. No Campeonato de Construtores, mantém-se tudo inalterado.
Só para exemplo, com este novo sistema, caso um piloto ganhe as primeiras 9 provas do Campeonato, será automaticamente o vencedor e poderá ir de “férias” mais cedo…se esta alteração será ou não prejudicial para o espectáculo, só poderá ser avaliado no fim do Campeonato. No entanto, fica no ar que esta alteração será uma autêntica revolução para a F1…