Sata – Meeke vence nos Açores

O britânico Kris Meeke dominou a 4ª prova do IRC de 2009, demonstrando ser um dos principais candidatos aos títulos do campeonato. Com um 207 S2000 absolutamente perfeito, a concorrência não teve qualquer hipótese para contestar o andamento do piloto da Peugeot UK.
Construindo a sua vantagem desde o 1º dia da prova, continou a registar os melhores tempos no Sábado, mesmo com condições climatéricas péssimas. Depois do triunfo no Brasil, esta vitória em Portugal consolidou o seu talento, mostrando-o como um excelente piloto.
Jan Kopecky, em Fabia S2000, nunca consegui ter o ritmo necessário para suplantar o britânico, demonstrando mesmo assim o excelente andamento da viatura checo em piso de terra, com o 2º lugar final. Nicolas Vouilloz, em 207 S2000, foi suplantado por Kopecky no último dia da prova, tendo terminado em 3º lugar.
Freddy Loix terminou no 4º lugar, após uma luta interessante com Anton Alen, que acabou por fazer um pião num dos troços. Giandomenico Basso, companheiro de equipa de Alen na Abarth, também desistiu devido a problemas de suspensão. No campo nacional, Fernando Peres foi o melhor, tendo terminado no 5º lugar, sendo o primeiro dos Grupo N tradicionais.
Já Bruno Magalhães viu o seu azar em provas internacionais continuar, tendo sofrido vários problemas de transmissão e terminado num distante 9º lugar. Bernando Sousa, iniciando aqui o seu mini-programa no IRC, conseguiu terminar a prova em 10º lugar, mesmo com diversos problemas mecânicos.










