WRC – Loeb vence no Chipre
16 Março 2009 - José Soares da Costa

Num Rali bastante monótono, dominado pelo francês Loeb desde a primeira especial, que assim carimbou o 50º triunfo no WRC, um registo inédito no campeonato. Relativamente ao português Armindo Araújo, foi 2º no PWRC, depois de um problema na caixa de velocidades lhe ter roubado o triunfo na categoria de Produção.

No WRC, Sébastien Loeb dominou toda a concorrência, tendo atingido uma liderança de cerca de 40 segundos sobre o seu companheiro de equipa e 2º classificado, Dani Sordo, logo na 1ª etapa em asfalto. A partir dai, Loeb limitou-se a gerir o andamento e a carimbar mais uma vitória.

A Ford viu o seu intensivo programa de testes de 6 dias resultar num fracasso, com diversos problemas de afinação do Focus WRC para as superfícies cipriotas. No entanto, Hirvonen conseguiu minorar os prejuízos, depois de ter conseguido ultrapassar Sordo para o 2º lugar. O espanhol chegou a descer para o 4º lugar no último dia, depois de um ataque final de Petter Solberg, num obsoleto Citroen Xsara WRC…

Sébastien Ogier e Evgeny Novikov, ambos da equipa Júnior da Citroen, sofreram diversos problemas durante o Rali, culminando as suas participações com um capotança e um despiste. Desta forma, não pontuaram nesta prova. A única salvação veio de Conrad Rautenbach, que terminou no 6º lugar, logo atrás do rival da equipa Stobart, Mathew Wilson.

Frederico Villagra, na primeira participação da Munchis na edição de 2009 do WRC, terminou no 7º lugar, na frente de Khalid Al Qassami, com o terceiro Ford Focus oficial.

No que concerne o PWRC, Armindo Araújo liderou o Rali desde a sua 1ª etapa, tendo mostrada um domínio avassalador na fase de asfalto. Durante as duas etapas de terra, o piloto conseguiu manter a sua liderança de forma eficaz, na frente de um rápido Skoda Fabia S2000, pilotado por Patrick Sandell.

No entanto, na 13ª especial, o piloto português viu a caixa trair o seu esforço, sendo obrigado a diminuir o seu ritmo e perder a 1ª posição. Mesmo assim, conseguiu terminar na frente de Nasser Al-Attiyah, em Subaru Impreza. No que concerne a classificação do PWRC, Araújo subiu para o 2º lugar com 13 pontos, estando 7 pontos atrás de Patrick Sandell, 1º classificado.

No JWRC, Martin Prokop, em Citroen C2 S1600, foi o vencedor, na frente de Michal Kosciuszko, em Suzuki Swift S1600.

Deixamos-vos abaixo com alguns vídeos filmados por espectadores locais, durante o Rali do Chipre.