WTCC – Seat domina no Brasil
9 Março 2009 - José Soares da Costa

A Seat mostrou que, mesmo com as restrições impostas às suas viaturas, o Leon TDi é a melhor escolha actualmente, conseguindo alcançar a vitória nas duas corridas em Curitiba. Enquanto Yvan Muller venceu na prova inicial, Gabriele Tarquini arrasou a concorrência na 2ª corrida.

Na primeira corrida do dia, o francês Yvan Muller alcançou uma vitória confortável, depois de um embate no arranque da prova entre Jorg Muller, em BMW 320Si, e Alain Menu, em Chevrolet Cruze. Acompanhado por Jordi Géne, Rickard Rydell e Gabriele Tarquini, a prova foi a partir dai bastante tranquila.

Quanto a Tiago Monteiro, ficou no 8º lugar, tendo no entanto recebido uma penalização ridícula de 30 segundos, depois de alegadamente ter ultrapassado Alain Menu num dos vários reinícios da 1ª prova, facto que não se verificou. Desta forma, o português foi remetido para o 15º lugar da grelha, comprometendo qualquer resultado positivo para a 2ª corrida.

Quanto à segunda prova, assistiu a uma corrida de trás para a frente, dominando todos os seus concorrentes da BMW, um por um. Marcada por uma tempestade que se abateu sobre o autódromo, esta não impediu que Gabriele Tarquini “cavalgasse” sobre os seus adversários (entre eles, Félix Porteiro e Augusto Farfus), alcançando assim a primeira vitória da época também. Rickard Rydell, Jordi Géne e Yvan Muller seguiram o italiano, terminando em beleza um fim de semana excelente para a marca espanhola.

Jorg Muller terminou em 6º lugar, sendo o melhor dos BMW, seguido de Augusto Farfus e Felix Porteiro. Quanto a Tiago Monteiro, terminou num remoto 12º lugar, tendo comprometido logo no inicio da época o seu ataque à liderança do campeonato.