Duas visões de Pikes Peak…

A subida de Pikes Peak, realizada anualmente no Colorado, EUA, é um dos eventos que entusiasma milhares de fãs de todo o globo. A visão de máquinas fantásticas, como as presentes na classe Unlimited, fazem com que muitos acompanhem através da Internet e no próprio local, para descobrirem se os recordes previamente estabelecidos são batidos pelas novas gerações de carros de competição.
Em 2010, essa visão ficou a cargo do Suzuki Sport SX4 Hill Climb Special e do Hyundai Genesis PM580. Duas máquinas radicalmente diferentes, construídas segundo filosofias distintas, mas com um único propósito: bater o recorde existente de 10 minutos, 1 segundo e 41 décimas, pertença de Nobuhiro “Monster” Tajima e do Suzuki XL7 Hill Climb Special. Relativamente ao primeiro caso, o Suzuki SX4 representa a visão tradicional de Pikes Peak, recorrendo aos 900 cavalos do motor V6 bi-turbo, com cerca de 2.8 litros e às asas enormes para que possa ultrapassar a resistência do ar e subir o mais rapidamente possível, aproveitando também a tracção às 4 rodas para ultrapassar as zonas de terra existentes.

No que concerne o Genesis PM580, este representa a nova geração de protótipos, especialmente concebidos para percorrer a zona asfaltada de Pikes Peak, que todos os anos tem sido aumentada e que actualmente representa cerca de 60% da subida. Assemelhando-se a um Sport Protótipo (tal como os existentes em Le Mans), o Genesis apresenta um desenho mais aerodinâmico, preocupando-se sobretudo com a criação de força descendente de forma eficaz e refinada, não criando um maior arrasto com isso. Além disso, o PM580 conta com um motor V6 turbo, de 4.1 litros, com cerca de 750 cavalos, bem como tracção integral, para as zonas de terra, sem que isso prejudique o seu objectivo principal: percorrer a zona asfaltada mais rápido que qualquer outro concorrente.
No final, só pôde haver um vencedor…e este ano, a antiga geração ainda saiu vencedora. Embora o recorde tenha prevalecido, o Suzuki SX4 de “Monster” Tajima foi o vencedor da edição de 2010 da subida de Pikes Peak, levando a melhor sobre o Hyundai Genesis de Rhys Millen. Quem sabe o que acontecerá em 2011? Será que os 10 minutos serão finalmente batidos? Basta esperar um ano e veremos…










