Fim de uma era em Gales
11 Novembro 2010 - José Soares da Costa

http://www.youtube.com/watch?v=U6exi_DFVyo

Além do claro destaque para a dupla Armindo Araújo e Miguel Ramalho, que irão lutar pelo “bi” no PWRC, a última prova de 2010 do WRC, que se desenrola a partir de hoje em Gales, marca também o fim dos actuais World Rally Cars. Tendo sido utilizados no Mundial de Ralis a partir de 1996, os World Rally Cars evoluíram dos antigos Grupo A 4×4,  disponde de maior liberdade tecnológica e não necessitando das 2500 viaturas de homologação obrigatórias até então.

Peugeot 206, Ford Focus, Citroen Xsara e Subaru Impreza foram alguns dos modelos de estrada que foram alterados segundo os regulamentos desta nova classe e que possuíam dois elementos comuns: motores de 2 litros, 4 cilindros e com turbo-compressor, bem como tracção às 4 rodas. Tendo começado como tímidas evoluções das filosofias utilizadas no Grupo A, rapidamente a electrónica assumiu um carácter preponderante na concepção destas viaturas. Tal levou a que o espectáculo que se observava nos primeiros anos do WRC tenha vindo a diminuir, com a consequente “domesticação” destas máquinas que possuíam apenas 300 cavalos…no papel.

No próximo ano, os World Rally Cars serão substituídos pelos novas viaturas com motores 1.6 litros com turbo-compressor e tracção às 4 rodas. As caixas com comandos no volante serão substituídas por caixas sequenciais com alavanca (como nos actuais S2000) e a utilização de materiais mais caros (como fibra de carbono) encontra-se limitada. Embora as novas viaturas sejam mais lentas que os World Rally Cars, o espectáculo na estrada promete. No entanto, nada como recordar alguns dos melhores momentos desta era que chega agora ao seu fim e que por certo deixará muitas saudades…