O futuro do WRC é hoje!

Com apenas 5 ralis para terminar a era dos motores 2 litros Turbo no WRC, as marcas começam a delinear o seu futuro no Campeonato Mundial de Ralis. Embora a Citroen tivesse sido a primeira a preparar o seu DS3 WRC de acordo com as novas regras (o qual já foi testado previamente, em asfalto e terra), agora é a vez da Ford de colocar em marcha os testes relativos ao seu Fiesta WRC, equipado com o motor 1.6 litros Turbo.
O Fiesta WRC foi testado por Matthew Wilson e Henning Solberg, quer em terra, quer em asfalto, em Inglaterra. Partindo do Fiesta S2000, o novo Fiesta irá equipar o novo motor definido para o WRC e ostentará um novo pacote aerodinâmico (o qual só estará presente em futuros testes), de acordo com os novos regulamentos. O Fiesta WRC aparenta ser bastante mais ágil que o Focus WRC actualmente utilizado e não deverá perder muita potência e velocidade…em contrapartida, o espectáculo parece assegurado com os novos 1.6 litros Turbo, pois tanto o DS3, como o Fiesta, têm uma natural tendência para “escorregar” a traseira, fazendo as delícias dos espectadores…
Outras notícias que surgiram nos últimos dias dão conta do regresso de duas marcas ao WRC: Mini e Toyota. Enquanto que a primeira é oficial, regressando graças ao esforço de David Richards e da Prodrive, já a segunda notícia está prestes a ser confirmada… Relativamente à Mini, a base utilizada será o novo Countryman, ligeiramente maior que as versões tradicionais do Mini e com 4×4. Contará também com o novo motor 1.6 litros Turbo, de origem BMW e espera-se que o Mini faça aparições esporádicas no WRC em 2011, para depois efectuar um programa completo no WRC em 2012.
No que concerne a Toyota, o caso encontra-se menos definido…segundo a revista Best Car japonesa, o anúncio encontra-se eminente. Ao que tudo indica, a Toyota regressaria a tempo inteiro em 2012, podendo também fazer alguma participação esporádica em 2011. A base a utilizar seria o Auris, desconhecendo-se a origem do motor para este WRC da marca japonesa. Ao que tudo indica, as novas regras do WRC vieram trazer uma lufada de ar fresco ao campeonato…e os adeptos agradecem!










