O renascimento do Lancia ECV
http://www.youtube.com/view_play_list?p=2EE0D1DCD3C415FA
O Direita3 apresentou há alguns meses atrás diversos artigos relativamente ao Grupo S, categoria que iria substituir o Grupo B a curto prazo mas que acabou cancelado devido às diversas mortes que marcaram a edição de 1986 do Campeonato do Mundo de Ralis. Um dos representantes mais conhecido deste Grupo S foi o Lancia ECV, cujo protótipo original foi apresentado pela Lancia mas que nunca chegou a enfrentar qualquer especial de um rali. Até agora…
Graças à “teimosia” de Giuseppe Volta, antigo piloto e preparador experiente de viaturas de Ralis, o Lancia ECV renasceu das cinzas ao fim de 25 anos. Tendo adquirido várias peças que permitiam a reconstrução do ECV original (que nunca saiu da fase de protótipo e nem sequer foi testado pelos pilotos e técnicos da Lancia), o preparador italiano enfrentou a reconstrução do ECV, pronto para competição, como um objectivo de vida, dedicando-lhe todo o seu esforço. Um dos destaques da reconstrução do ECV foi a remontagem do motor Triflux, um conceito inovador na época e que nunca chegou aos olhos e ouvidos do público.
Com a ajuda de vários ex-colegas da equipa Abarth/Lancia que participaram no Mundial de Ralis, o ECV foi restaurado ao seu estado original, tendo ficado pronto a tempo do 10º Annual Rally Legend, realizado em São Marino. O piloto de serviço foi Miki Biasion, também ele piloto da Lancia Martini durante os anos 80. O Lancia ECV foi cabeça de cartaz no evento, tendo atraído milhares de espectadores e órgãos de comunicação social de todo o mundo, que viram em primeira mão o “Lancia que nunca correu“…
Se quiserem saber mais sobre o restauro do ECV, podem consultar o site especialmente criado para esse efeito, no seguinte link.










