Rally America – New England Rally & X-Games
O Rally America terminou a sua temporada de 2010 com o New England Rally. Tendo sido uma prova dominada na sua grande maioria por Travis Pastrana, em Subaru Impreza WRX STI, o piloto viu a sua vitória esfumar-se a poucos quilómetros do final da prova, quando uma falha na pressão do óleo o levou ao abandono. Desta feita, foi Antonie L´Estage que aproveitou, arrecadando a vitória do rali e do campeonato, mesmo com alguns problemas de turbo do seu Mitsubishi Lancer EVO X.
Joseph Burke foi o 3º classificado, tendo levado o Mitsubishi Lancer EVO IX da classe Super-Production ao pódio da classificação geral. No entanto, o melhor representante desta classe foi Ramana Lagemann, em Subaru Impreza WRX STI, conseguindo o melhor resultado de sempre na classificação geral de uma viatura da classe Super-Production. Relativamente às desistências, de registar o acidente de Ken Block, que levou à desistência do seu Ford Fiesta Turbo.
O calendário do Rally America 2010 contou com uma prova extra, integrada nos X-Games e reservada a convidados integrados no campeonato regular, tais como Travis Pastrana, Ken Block, entre outros, bem como alguns participantes esporádicos. Esta prova teve duas vertentes: Rally Car Racing e Super Rally. Enquanto que a primeira é disputada numa série de rondas, tal como as antigas super especiais de Lousada (eliminando um piloto em cada ronda, até se chegar à final), no Super Rally 4 pilotos disputam a vitória ao mesmo tempo, no mesmo circuito.
Tendo sido uma oportunidade para trazer o Rally America até às massas, o público pode observar o andamento de viaturas tão variadas como os Subaru Impreza WRX STI, Ford Fiesta Turbo e Mitsubishi Lancer EVO IX e X. No entanto, o vencedor das duas vertentes acabou por ser o mesmo: Tanner Foust, no Ford Fiesta Turbo da Rockstar. Apesar do resultado “semelhante”, a emoção foi a marca dominante das várias provas, com disputas até ao último metro…
http://www.youtube.com/watch?v=6-oUQmMa-HA
Com os X-Games, a época de 2010 do Rally America terminou, esperando-se novas caras e máquinas para 2011, bem como novas provas e maior emoção. Entretanto, poderão rever todas as provas do Rally America, 2010, consultando a página Novidades, na secção de Vídeos. Da parte do Direita3, continuaremos a apostar nesta campeonato relativamente desconhecido na Europa, mas digno de ser acompanhado e apoiado por todos os fãs de automobilismo. Até 2011!










