Resistência arranca em Silverstone
12 Abril 2013 - José Soares da Costa

O Campeonato Mundial de Resistência dá o “tiro de partida” para a nova época no circuito britânico de Silverstone, no próximo fim de semana. Depois de um regresso bem sucedido em 2012, onde a Audi venceu apesar da dura oposição da Toyota no final da época, o Campeonato Mundial de Resistência (WEC) têm todos os ingredientes para proporcionar um bom espectáculo, ao longo das 8 provas que compõe o calendário de 2013.

O calendário de 2013 será composto por 8 provas, divididas pelas Américas, Europa e Ásia: Silverstone (14 de Abril), Spa-Francorchamps (4 de Maio), Le Mans (22 de Junho), Interlagos (1 de Setembro), Circuito das Américas (22 de Setembro), Fuji (20 de Outubro), Xangai (10 de Novembro) e Bahrein (30 de Novembro). Todas as provas terão a duração de 6 Horas, excepção feita às 24 Horas de Le Mans.

Entre os principais destaques entre os participantes confirmados, o duelo Audi-Toyota irá concentrar as atenções ao longo de 2013. Depois de um final de época fulgurante com o vitorioso TS030, a marca nipónica pretende manter a sua senda vitoriosa, sempre com os objectivos centrados na conquista do título e das 24 Horas de Le Mans. Já a Audi quererá por certo repetir os triunfos de 2012, não deixando os seus créditos por mãos alheias e melhorando substancialmente o seu R18 e-tron quattro.

Quanto aos LMP2, equipas como a Lotus, OAK Racing, Delta ADR, Greaves Motorsport, Pecom Racing e a estreante KCMG irão lutar pela vitória na classe, num palco priveligiado para as formações privadas com aspirações mundialistas. Finalmente, entre os GTE, destaque para a Ferrari (com a AF Corse), Porsche (através do Team Manthey, com apoio de fábrica) e Aston Martin (com o cunho oficial da marca), nomes que fazem sonhar milhares em todo o globo e que irão lutar taco-a-taco pelo lugar mais alto do pódio entre os GTE Pro . Além destas marcas, também a Corvette marcará presença…mas apenas nas 24 Horas de Le Mans.

Entre os pilotos portugueses que marcarão presença no Campeonato Mundial de Resistência, Pedro Lamy está confirmado na Aston Martin Racing para as 3 provas europeias do campeonato. Além de Lamy, as cores portuguesas também estarão representadas por Rui Águas, inscrito no Ferrari 458 Italia da 8Star Motorsports na classe GTE Am, destinada às formações com pilotos amadores.

O Campeonato Mundial de Resistência poderá ser acompanhado já a partir deste fim de semana, graças à cobertura da Eurosport (cobertura parcial do evento) e do MotorsTV (transmissão integral das provas).