Sebastian Vettel carimba vitória em Spa
25 Agosto 2013 - José Soares da Costa

O actual campeão Sebastien Vettel regressou às vitórias em 2013, dominando o Grande Prémio da Bélgica, tradicionalmente disputado no exigente circuito de Spa-Francorchamps. Fernando Alonso e Lewis Hamilton alcançaram a 2ª e 3ª posição respectivamente, depois de uma tarde em que não tiveram os argumentos necessários para bater o piloto alemão e alcançar o triunfo.

Com um arranque para o Grande Prémio relativamente tranquilo, sem peripécias de relevo, Lewis Hamilton partiu na liderança da prova tendo atrás de si o Red Bull de Sebastien Vettel. No entanto, o piloto britânico viria a perder a 1ª posição para o piloto alemão após a entrada no Radilion, abrindo o caminho para o seu triunfo. Realizando uma exibição cuja estratégia variava entre a poupança de combustível e mecânica do RBR9 e o registo de voltas rápidas onde dilatava a distância relativamente aos seus adversários directos, Sebastien Vettel dominou o Grande Prémio a seu belo prazer e carimbou a sua 5ª vitória em 2013.

Fernando Alonso, outro protagonista desta prova, fez um arranque notável desde a 9ª posição e superou diversos pilotos nos primeiros metros do Grande Prémio. Encontrando-se na 5ª posição, Alonso voltou a demonstrar o seu talento ao volante do Ferrari ao ultrapassar o Mclaren de Jenson Button e o Mercedes de Nico Rosberg em pista. Após a primeira paragem nas boxes para troca de pneus, Alonso logrou alcançar o Mercedes de Lewis Hamilton, ultrapassando após a saida de La Source. Apesar de ter Sebastien Vettel a apenas 7 segundos de distância, Alonso nada pôde fazer para alcançar o Red Bull do piloto alemão, contentando-se assim com o lugar intermédio do pódio.

Lewis Hamilton, apesar de uma brilhante pole position alcançada nos derradeiros momentos de uma sessão de qualificação molhada, não teve argumentos para rivalizar com Vettel e Alonso. O piloto inglês seria ainda acossado pelo seu companheiro de equipa, Nico Rosberg, na fase final da prova, tendo terminado na 3ª posição com apenas 2 segundos de vantagem relativamente ao alemão. Na 5ª posição terminou Mark Webber, protagonista de uma prova sem grande rasgos e aquém do desempenho do seu companheiro de equipa. Atrás de si terminou Jenson Button, cujo Mclaren apresentou um desempenho bastante positivo ao longo de todo o fim de semana.

O 7º lugar foi ocupado por Felipe Massa, cujos problemas electrónicos relacionados com o KERS impediram um melhor desempenho do piloto brasileiro. Romain Grosjean foi o 8º classificado com apenas uma paragem, tendo sido o melhor representante da Lotus em solo belga. O seu companheiro de equipa, Kimi Raikkonen, foi forçado a abandonar depois de uma situação caricata: uma viseira do seu capacete ficou presa no duto de refrigeração do travão esquerdo dianteiro, levando ao sobreaquecimento e avaria deste componente.

As duas últimas posições pontuáveis foram ocupadas pelo Force India de Adrian Sutil e o Toro Rosso de Daniel Ricciardo. O piloto australiano ascendeu ao 10º lugar a apenas 3 voltas do final, depois de uma ultrapassagem bem sucedida ao Mclaren do mexicano Sérgio Perez.

Relativamente ao Campeonato de Pilotos, Sebastien Vettel lidera com 197 pontos, com Fernando Alonso na 2ª posição com 151 pontos e Lewis Hamilton no 3º lugar com 139 pontos. No Campeonato de Construtores, a Red Bull ocupa a 1ª posição com 312 pontos, tendo a Mercedes e a Ferrari atrás de si com 235 e 218 pontos respectivamente. A próxima prova será o Grande Prémio de Itália, que será disputado entre os dias 6 e 8 de Setembro.