Gran Turismo: Uma realidade “virtual”…
10 Fevereiro 2014 - José Soares da Costa

Foi em 1997 que o mais conhecido simulador de automóveis foi lançado para o mercado das consolas domésticas: Gran Turismo. A criação de Kazunori Yamauchi, desenvolvida pelos estúdios da Polyphony Digital para a Playstation, marcou uma revolução no género. Além disso, a saga permitiu que muitos pilotos virtuais trilhassem o seu caminho para a competição real, através do programa GT Academy.

Criado com uma obsessão pelos detalhes, a saga Gran Turismo rapidamente tornou-se num clássico entre os adeptos das simulações virtuais. A atenção prestada a pormenores como o comportamento dinâmico de cada automóvel, o infindável catálogo de viaturas licenciadas e a habilidade de afinar cada máquina até à exaustão conquistaram definitivamente os “pilotos de sofá”.

Com milhões de cópias vendidas no mundo inteiro, a experiência obtida pelos jogadores nas corridas virtuais pôde finalmente ser utilizada no mundo real, graças ao programa GT Academy. Com esta iniciativa, a Sony e a Nissan seleccionam todos os anos os melhores pilotos virtuais e prepara-os para a competição real, onde irão estar ao volante de viaturas como o Nissan 370Z e o poderoso Nissan GT-R GT3.

Para que possam perceber um pouco mais sobre o fenómeno “Gran Turismo“, deixamos-vos com o documentário “Kaz: Pushing the Virtual Divide“, onde Kazunori Yamauchi e a sua equipa apresentam as motivações, dificuldades e desejos que originaram uma das sagas de maior sucesso internacional. A não perder!