A bonita história de Guy Ligier…
24 Agosto 2015 - José Soares da Costa

Guy Ligier, antigo dono da equipa de Fórmula 1 e ex-piloto de competição, faleceu hoje aos 85 anos. O astuto francês alcançou o estrelato no final da década de 70, época em que a sua equipa de Fórmula 1 lutava pelo título mundial com construtores de renome como a Ferrari e a Renault. O abandono de Guy Ligier no final de 1992 deixou um vazio na Fórmula 1, sobretudo em França onde a equipa e os seus responsáveis eram bastante acarinhados pelo público.

Tudo começou com o nascimento de Guy Ligier em 1930, na localidade de Vichy. No entanto, seria exactamente 36 anos mais tarde que o então piloto francês iria estrear-se na Fórmula 1, logo no Grande Prémio do Mónaco, ao volante de um Cooper Maserati. Talhante na sua pequena cidade natal, Ligier havia também participado na equipa B da selecção francesa de Rugby. No entanto, diversas lesões colocaram um ponto final no seu percurso nesta modalidade. Em 1947, Ligier tornou-se campeão nacional de canoagem.

Em 1959 e 1960, o piloto francês dedicou-se ao motociclismo, modalidade em que repetiu o sucesso de outras modalidades, sendo campeão nacional nessas duas épocas. O salto para as quatro rodas não se fez tardar e seria em 1964 que Ligier viria a disputar as 24 Horas de Le Mans, ao volante de um Porsche 904. A transição para a Fórmula 1 foi o passo seguinte, mas a morte do grande amigo Jo Schlesser, no traçado de Rouen em 1968, ditou o seu abandono da competição automóvel enquanto piloto.

Iniciando então uma carreira como construtor de viaturas de Sport, o JS1 (cujo nome foi uma homenagem a Jo Schlesser) foi a primeira viatura projectada por Guy Ligier. Em 1974, o antigo piloto francês comprou a Matra Sports, dando desta forma o primeiro passo rumo à Formula 1. Em 1976, Ligier concretizou esse destino e com Jacques Laffite ao volante de um dos seus monolugares, conquistou a pole position no Grande Prémio de Itália. A primeira vitória viria no ano seguinte, no traçado de Anderstorp, na Suécia.

A presença de Guy Ligier na Fórmula 1 viria a prolongar-se até 1992, ano em que abandonou a categoria máxima do desporto automóvel. A sua equipa permaneceria na grelha até 1996, sob o controlo de Cyril de Rouvre. Em 1997, Alain Prost adquiriu a estrutura francesa, criando a Prost Grand Prix. A equipa Ligier conquistou 9 pole positions e 9 vitórias ao longo de 30 anos de competição na Fórmula 1. O 2º lugar no campeonato de construtores de 1980 seria o melhor resultado da equipa francesa.

Após a aventura no automobilismo, Guy Ligier construiu uma fortuna na área dos fertilizantes, a qual seria utilizada para financiar o desenvolvimento dos Ligier Microcars. Uma das últimas homenagens prestadas a Guy Ligier deu-se com a associação do seu mítico nome aos diversos LMP2 que actualmente competem no FIA WEC e no ELMS.