Audi bate Porsche em Spa-Francorchamps
4 Maio 2015 - José Soares da Costa

A Audi alcançou mais uma vitória no Campeonato do Mundo de Endurance, ao bater a Porsche nas 6 Horas de Spa-Francorchamps. As duas marcas germânicas estiveram envolvidas num emocionante duelo que durou até ao final da prova. Filipe Albuquerque foi 4º classificado e Pedro Lamy rubricou o triunfo entre os GTE-Am.

Com um Porsche 919 bastante rápido nos treinos, todos apostavam numa vitória da Porsche em Spa-Francorchamps. Quando o Sport Protótipo germânico alcançou a pole position, o triunfo da marca de Zuffenhausen era dado como praticamente certo. Mas foi na corrida que tudo se decidiu…e foi sua “irmã” Audi quem levou a melhor.

Com os Porsche 919 em configuração “Sprint” e dois Audi R18 em configuração “Le Mans”, o duelo entre os Sport Protótipos germânicos decidiu-se sobretudo na gestão dos pneus ao longo dos turnos de condução. Os R18 eram mais suaves com as borrachas utilizadas e o “trio maravilha” Andre Lotterer/Marcel Fassler/Benoit Treluyer rapidamente se posicionou como o principal candidato à vitória entre os Audi.

Desta forma, o duelo entre o R18 e o Porsche 919 de Marc Lieb/Romain Dumas e Neel Jani durou até ao final da prova, com a Audi a bater a Porsche por apenas 13 segundos. Na 3ª posição terminou outro 919 Hybrid, entregue a Brendon Hartley/Mark Webber/Timo Bernhard. Apesar de ter sido o líder inicial da prova, uma travagem falhada e um problema de amortecedores ditou o seu atraso.

De referir ainda que Timo Bernhard utilizou neste fim de semana uma réplica do capacete de Stefan Bellof, piloto germânico falecido à 30 anos nos 1000 Km de Spa-Francorchamps, durante uma disputa de posição em Eau Rouge com o belga Jacky Ickx.

O português Filipe Alburquerque levou o R18 com configuração “Sprint” (que partilhava com Marco Bonanomi e René Rast) à 4ª posição da classificação geral. O melhor dos Toyota presentes em prova, entregue a Alexander Wurz/Stéphane Sarrazin/Mike Conway, terminou a prova na 5ª posição.

Entre os LMP2, a Jota Sport levou o seu Gibson-Nissan partilhado por Harry Tincknell, Simon Dolan e o substituto Mitch Evans (que ocupava neste fim de semana o lugar deixado vago por Filipe Albuquerque) à vitória na classe. Entre os GTs, a Aston Martin foi a marca vencedora: nos GTE Pro, a marca britânica bateu a AF Corse após uma penalização desta e entre os GTE Am, Pedro Lamy/Mathias Lauda/Paul Dalla Lana foram os vencedores após um duelo com o Ferrari 458 de Rui Águas/Emmanuel Collard/François Perrodo.