Citroen esmaga concorrência em França
A Citroen voltou a ditar o ritmo entre os participantes do WTCC na visita deste campeonato ao espectacular traçado de Paul Ricard. Sébastien Loeb e José Maria López foram os vencedores das duas corridas agendadas, não dando qualquer hipótese de “contestação” à sua oposição directa. Tiago Monteiro não teve um fim de semana fácil, tendo sido alvo de uma ultrapassagem no mínimo polémica.
Na 1ª corrida do fim de semana assistiu-se a um “passeio” de Sébastien Loeb rumo a uma vitória fácil. O antigo campeão mundial de ralis partiu da pole position, liderou desde o arranque e por lá permaneceu até ao final da prova. Atrás de Loeb, não houve qualquer discussão de posições entre os 3 Citroen C-Elysée. Dessa forma, Yvan Muller ocupou o degrau intermédio do pódio e José Maria López terminou na 3ª posição. Ma Qing Hua, autor de vários erros ao longo da prova, foi apenas o 4º classificado.
Atrás dos Citroen, a animação surgia sobretudo na luta pela 5ª posição. Tiago Monteiro perdeu uma posição logo no arranque para Norbert Michelisz, passando a discutir então a 7ª posição (lugar em que terminou a prova) com o Chevrolet Cruze de Hugo Valente.
Na 2ª corrida programada, Mehdi Bennani partiu da pole position. No entanto, uma falsa partida obrigaria a um “drive-through” para o piloto marroquino, pelo que Norbert Michelisz passou para a lideração da prova. Tiago Monteiro rodava imediatamente atrás do piloto hungáro, com o LADA Vesta de Jaap Van Lagen logo atrás de piloto português.
Com José Maria López e Sebastien Loeb a recuperarem posições ao longo da prova, tudo era possivel até ao final da corrida. Mas Loeb acabaria por tocar numa das chicanes, danificando seriamente o seu Citroen C-Elysée. Quanto a López, na 7ª volta efectuou uma ultrapassagem no limite e tocou no Honda Civic de Tiago Monteiro, atirando-o para fora de pista.
O piloto argentino viu-se então ultrapassado por Ma Qing Hua, mas o piloto chinês foi um alvo fácil para o actual campeão do mundo. López passava a discutir a liderança com Norbert Michelisz, o qual acabaria por ultrapassar a duas voltas do final da prova. O pódio seria encerrado pelo Citroen de Ma Qing Hua. Quanto a Tiago Monteiro, os danos sofridos no acidente com José Maria López levaram ao seu abandono.