Nissan encerra projecto GTR LM NISMO
A Nissan anunciou hoje através de um comunicado de imprensa o encerramento do seu projecto LMP1 com GTR LM NISMO. A retirada da inscrição no Campeonato do Mundo de Endurance foi o último “prego no caixão” de um projecto que nunca confirmou as suas elevadas promessas. De acordo com informações oriundas dos EUA, cerca de 40 trabalhadores terão sido dispensados esta semana por email durante o seu período de férias.
O comunicado apresentado hoje pela Nissan e divulgado unicamente através do seu Newsroom, refere que apesar dos inúmeros esforços da equipa técnica para colocar o GTR LM NISMO num patamar competitivo desejado, tal objectivo não foi devidamente alcançado. Desta forma, o construtor nipónico optou pelo abandono do programa LMP1 e a concentração dos seus esforços no desenvolvimento de novas estratégias a longo prazo.
A última aparição do Nissan GTR LM NISMO deu-se precisamente na semana passada no traçado norte-americano de NOLA Motorsport Park, no Louisiana, onde a equipa do construtor nipónico completou mais uma sessão de testes com Nelson Piquet Jr. ao volante. Com os novos pneus da Michelin mas sem o sistema ERS, GTR LM NISMO foi substancialmente mais rápida, mas ainda assim longe dos tempos desejados.
O novo sistemas ERS, fabricado internamente pela Nissan e que seria utilizado em 2016, falhou os testes de desempenho efectuados recentemente. A isto somou-se a falha num crash test da FIA que levaria ao redesenho da secção traseira do GTR LM NISMO. Os responsáveis da marca nipónica, sem tempo nem rumo para um programa moribundo, ditaram o final à muito esperado. Apesar da retirada de cena do seu LMP1, a Nissan continuará presente nos Sport Protótipos graças ao fornecimento de motores para a categoria LMP2.
Quanto à equipa técnica que integrou o projecto LMP1, de acordo com as informações veiculadas pelo site Road&Track, 40 elementos ao serviço da Nissan em Indianapolis terão sido dispensadas através de email em pleno período de férias. Vários destes elementos terão sido já contactados por equipas dos campeonatos Indycar e USCC para integrarem os seus quadros. Quanto a Ben Bowlby e Mike Carcamo, actuais responsáveis pelo projecto LMP1, é desconhecido o seu futuro na estrutura da Nissan.