Ostberg e Camilli na M-Sport em 2016
2 Dezembro 2015 - José Soares da Costa

Após o anúncio do ano sabático da Citroen em 2016, a M-Sport largou a nova “bomba” para a próxima edição do Campeonato do Mundo de Ralis: Ott Tanak e Elfyn Evans estão de saida da equipa britânica. Por sua vez, Mads Ostberg está de regresso à M-Sport e irá acompanhar o jovem Eric Camilli no line-up da equipa de Malcolm Wilson para a próxima temporada.

Desejoso de cumprir uma temporada completa em 2016, Mads Ostberg regressou de malas e bagagens à equipa com que alcançou a sua única vitória no WRC (Rali de Portugal de 2012). O ano sabático da Citroen deixou o piloto norueguês sem volante para 2016, pelo que a opção M-Sport surgiu como uma natural solução para a carreira de Mads Ostberg.

O francês Eric Camilli foi a grande surpresa deste anúncio da M-Sport, uma vez que a sua experiência se resume à integração na estrutura de jovens pilotos da TMG, o que lhe permitiu disputar o WRC2 em 2015 ao volante de um Ford Fiesta R5 da Oreca.

Quantos aos pilotos que representaram a M-Sport em 2015, Ott Tanak ruma à equipa DMack WRT, com a qual irá competir ao volante de um Ford Fiesta RS WRC. Elfyn Evans não tem até ao momento um programa previsto para a próxima temporada.

Nos últimos dias surgiram algumas notícias que indicam que a M-Sport poderá participar em 2016 sem o vínculo de Construtor, deixando apenas a Hyundai e a Volkswagen como construtores representados oficialmente no WRC. Esta decisão poderá dever-se à insatisfação relativamente ao calendário de 2016 (com 14 provas, uma delas na China) e à entrada em vigor dos novos regulamentos em 2017.

Desta forma, 2016 seria encarado como um ano de transição, deixando a equipa de Malcolm Wilson livre para preparar o novo Ford Fiesta RS WRC sem a necessidade de cumprir todas as provas do calendário da próxima temporada do WRC.