Volkswagen com triplo sucesso na Alemanha!
O sucesso da Volkswagen no WRC continua imparável, fruto de mais um triunfo do campeão em título Sébastien Ogier no Rali da Alemanha. O piloto francês bateu Jari-Matti Latvala num duelo que centrou as atenções de todos os espectadores. O terceiro piloto da marca germânica, Andreas Mikkelsen, completou o pódio na prova “caseira” da Volkswagen. O melhor não-Volkswagen foi o espanhol Dani Sordo, demonstrando desta forma a competitividade do Hyundai i20 WRC nos pisos de asfalto.
O arranque do Rali da Alemanha ficou marcado pelo duelo entre Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala, com o andamento dos dois pilotos a ser bastante similar. Latvala chegou à liderança durante as classificativas matinais, mas Ogier deu tudo por tudo durante a tarde e saltou para a 1ª posição. No final da etapa, os dois pilotos encontravam-se separados por apenas 9.5 segundos. Atrás dos dois pilotos da frente seguia o terceiro Volkswagen Polo R WRC, entregue a Andreas Mikkelsen. O piloto norueguês terminou o dia a uns distantes 34.9 segundos do líder da prova, tendo que gerir os ataques de Kris Meeke ao longo da 1ª etapa. O piloto britânico viria no entanto a sofrer uma quebra na suspensão do seu Citroen DS3 WRC, entregando a 4ª posição ao Hyundai i20 WRC de Dani Sordo.
A segunda etapa foi o palco de mais um recital de Sébastien Ogier, que aproveitou a dupla passagem pelo Panzerplatte para ganhar 21 segundos de vantagem relativamente a Jari-Matti Latvala. O piloto finlandês viria a terminar a etapa a 33.8 segundos de distância do seu companheiro de equipa, “entregando” desta forma a vitória no Rali da Alemanha. Quanto a Andreas Mikkelsen, teve um dia relativamente calmo e terminou a 1m47s de Ogier, reforçando o domínio da Volkswagen na “sua” prova. Dani Sordo e Thierry Neuville protagonizavam a luta mais intensa do rali germânico e ocupavam a 4ª e 5ª posição respectivamente, a cerca de 2m41s de distância do líder da prova.
A derradeira etapa consagrou Sébastien Ogier, o qual assumiu não ter corrido qualquer risco no Power Stage. Já Latvala, 2º classificado neste rali, levou o Volkswagen Polo R WRC ao limite e com isso conquistou os 3 pontos desta classificativa. Andreas Mikkelsen encerrou a tripla da Volkswagen no Rali da Alemanha, deitando por terra o ataque tardio de Dani Sordo nos quilómetros finais da prova. O piloto espanhol foi o 4º classificado, batendo desta forma o seu colega de equipa Thierry Neuville. O melhor representante da M-Sport foi Elfyn Evans, na 6ª posição e Mads Ostberg, 8º classificado, alcançou o resultado possível para as cores da Citroen. No WRC2, Jan Kopecky levou o Skoda Fabia R5 à vitória.