A estreia da Haas no “Grande Circo” da F1
22 Fevereiro 2016 - José Soares da Costa

Haas VF16

A estreante Haas F1 Team apresentou o seu primeiro monolugar, denominado de VF-16, com o qual pretende competir com as restantes equipas presentes na grelha da Fórmula 1. A primeira equipa a estrear-se na categoria máxima do desporto automóvel desde 2010 irá contar com o talento de Romain Grosjean e do protegido da Ferrari, Esteban Gutiérrez.

Numa estreia à muito antecipada pelos adeptos, a preparação da equipa norte-americana surpreendeu tudo e todos no paddock da Fórmula 1. A íntima relação com a Ferrari, ao nível do pessoal técnico, materiais e pilotos, confirma a forte aposta de Gene Haas, fundador da Haas Automation, na Fórmula 1.

A Haas F1 Team irá operar a partir de Banbury, na anterior base da Manor e os seus chassis irão ser desenvolvidos pela italiana Dallara. Quanto aos elementos mecânicos como o motor, sistemas de recuperação de energia, caixa de velocidades e suspensões, serão integralmente fornecidos pela Ferrari.

http://www.youtube.com/watch?v=HGXvf_3RtTI

Relativamente à nomenclatura utilizada para o novo monolugar, enquadra-se na história da empresa e dos seus produtos. A primeira máquina CNC fábricada pela Haas, cujo nome de código era VF-1, tratava-se de uma máquina fresadora vertical (“V” de “Vertical”, de acordo com as normas da indústria e “F-1”, ou “First One”). É com naturalidade que o nome utilizado para o monolugar deriva da nomenclatura utilizada anteriormente pela empresa para os seus produtos.

Na decoração, o cinza, vermelho e preto são predominantes e adequam-se ao esquema cromático utilizada pela Haas Automation na sua linhas de produtos comerciais. O Haas VF-16 irá marcar presença nos testes de Barcelona, entre os dias 22 e 25 de Fevereiro.