Audi apresenta R18 e-tron quattro renovado
A Audi revelou a versão final do seu R18 e-tron quattro, com o qual irá competir na próxima temporada do Campeonato do Mundo de Endurance. A Audi elevou o patamar competitivo do seu Sport Protótipo, colocando-o na categoria de 6 MJ. Desta forma, o novo R18 irá alcançar cerca de 1000 cv, colocando-o ao nível dos seus rivais directos. A aerodinâmica foi também alvo de revisão, aumentando a carga descendente gerado pelas formas da carroçaria do R18.
O novo R18 conta com um sistema de recuperação de energia híbrida (MGU), capaz de fornecer cerca de 476 cv de potência ao eixo dianteiro e que estará limitado a 408 cv nas 24 Horas de Le Mans. Ao contrário das versões anteriores, a energia será armazenada em baterias. Para além deste sistema, o R18 conta com o motor V6 TDI de 4 litros, capaz de debitar 500 cv de potência. Desta forma, a potência total alcançada pela nova versão do R18 irá rondar os 1000 cv. O novo R18 e-tron quattro irá contar também com uma nova caixa de 7 velocidades.
Relativamente ao chassis, os pontos de ancoragem da suspensão foram redesenhados, melhorando a tracção obtida pelo novo R18. Destaque ainda para as novas aberturas nos guarda-lamas, que previnem distúrbios aerodinâmicos que por norma levavam ao descolar deste tipo de viaturas em caso de acidente. A secção dianteira foi redesenhada, apresentando um formato mais estreito, à semelhança dos Fórmula 1 de 2012.
Relativamente às triplas de pilotos dos dois R18 e-tron quattro, a Audi renova a aposta em Marcel Fassler, André Lotterer e Benoit Treluyer para o R18 nº7 e Lucas di Grassi, Loic Duval e Olivier Jarvis para o R18 nº8.