Audi encerra ciclo histórico com vitória
Na hora da despedida do FIA WEC, a Audi repetiu o que já havia alcançado em diversas ocasiões ao longo de 18 anos de Endurance: conquistar a vitória. A emoção foi a nota dominante nas 6 Horas do Bahrein, palco da última aparição da formação oficial da marca de Ingolstadt , bem como do veterano Mark Webber. As cores portuguesas também estiveram em destaque, graças à conquista do campeonato GTE-Am por parte de Rui Águas.
Arrancando da pole position, o Audi R18 e-tron quattro nº8, entregue a Loic Duval, manteve-se na liderança e rapidamente começou a cavar uma vantagem significativa relativamente aos seus adversários. Por sua vez, o Audi nº7 desceu para a 5ª posição, sendo obrigado a rodar no limite para recuperar posições. Ao fim de meia hora de prova, o R18 e-tron quattro alcançou a 2ª posição após ultrapassar os seus rivais da Porsche e Toyota.
Sem qualquer oposição por parte dos seus adversários, os Sport Protótipos de Ingolstadt rumaram para uma dobradinha que encerrou da melhor forma um ciclo de sucesso de 18 anos. Na classificação final, Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis bateram os seus colegas Marcel Fassler, André Lotterer (que celebrava em Shakir o seu 35º aniversário) e Benoit Tréluyer.
No campo da Porsche, houve também motivos para celebrar. Se Mark Webber encerrou a sua carreira desportiva com um pódio, juntamente com os seus colegas Brendon Hartley e Timo Bernhard, os seus colegas de equipa não tiveram vida fácil. O 919 Hybrid de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb sofreu um toque de um Porsche 911 RSR da classe GTE-Am, furando o pneu traseiro esquerdo do Sport Protótipo germânico. Apesar de ter perdido duas voltas nas boxes, a tripla conseguiu terminar a prova e conquistar o título de Pilotos.
Quanto à Toyota, a equipa nipónica esteve abaixo das expectativas e não conseguiu discutir posições com a Audi e a Porsche, terminando a prova na 5ª e 6ª posição respectivamente. Nos LMP2, a G-Drive Racing e a RGR Sport by Morand voltaram a protagonizar um animado duelo pela vitória. René Rast e Filipe Albuquerque, ambos pilotos da Audi, foram ao limite nas derradeiras voltas da prova, tendo Rast logrado ultrapassar o piloto português. Com o resultado alcançado, a RGR conquistou a 2ª posição no troféu reservado aos pilotos da categoria LMP2.
Entre os GTs, a Aston Martin impôs-se aos seus adversários por intermédio de Nicki Thiim e Marco Sorensen, eventuais vencedores da Taça de Pilotos. Sem andamento para acompanhar os GTs britânicos, a AF Corse colocou os Ferrari 488 nas restantes posições do pódio, com Giamaria Bruni/James Calado a superiorizar-se à dupla Sam Bird/Davide Rigon.
Nos GTE-Am, as cores lusitanas estiveram em destaque: Rui Águas e os seus colegas François Perrodo e Emanuel Collard conquistaram o Título de Pilotos desta categoria após o abandono do Aston Martin de Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda. A vitória nesta prova foi conquistada pelo Porsche 911 RSR de Patrick Long, Khaled Al Qubaisi e David Hansson.