Audi R18 vence 6 Horas de Spa-Francorchamps
9 Maio 2016 - José Soares da Costa

Após uma primeira jornada em Silverstone marcada pela desclassificação da Audi devido a irregularidades no seu R18, a marca germânica voltou à carga em Spa-Francorchamps, batendo as suas rivais Porsche e Toyota. O piloto português Pedro Lamy também esteve em destaque no traçado das Ardenas, ao levar a Aston Martin à vitória na categoria GTE Am.

Com a Porsche a partir da pole position, uma vitória dos Sport Protótipos de Weissach seria um dado praticamente adquirido. Mas foi precisamente no campo da Porsche que surgiram os primeiros percalços em Spa-Francorchamps: o sistema híbrido do Porsche 919 Hybrid de Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas apresentou problemas técnicos que diminuíram consideravelmente o seu rendimento.

O Porsche 919 de Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard também não escapou aos problemas, desta feita no sistema de recuperação de energia instalado no eixo dianteiro, ao que se juntaram dois furos ao longo da prova. Esta situação deixou a Toyota no comando, mas nem os Sport Protótipos nipónicos escaparam aos problemas: o motor do TS050 de Kazuki Nakajima, Sébastien Buemi e Anthony Davidson partiu, deixando o Audi R18 de Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis na liderança da corrida.

A equipa acabaria por resistir aos problemas alheios, terminando a prova com duas voltas de vantagem sobre o Porsche 919 de Lieb, Jani e Dumas, ainda a braços com problemas no sistema híbrido. O Rebellion partilhado por Alexandre Imperatori, Dominik Kraihamer e Matheo Tuscher encerrou o pódio, aproveitando os problemas sentidos pelo Audi R18 de Marcel Fassler, Benoit Treluyer e Andre Lotterer.

Na classe LMP2, Nicolas Lapierre, Stephane Richelmi e Gustavo Menezes levaram o Signatech-Alpine A460 à vitória. Entre os GTE Pro, a AF Corse celebrou a vitória de Davide Rigon e Sam Bird. No entanto, a equipa italiana viu o motor do Ferrari F488 GTE de James Calado e Gianmaria Bruni ceder a 10 minutos do final da prova, numa altura em que eram líderes da categoria. Nos GTE Am, Pedro Lamy levou a Aston Martin à vitória e Rui Águas terminou a prova na 2ª posição.