BMW confirma entrada no WEC em 2018
28 Setembro 2016 - José Soares da Costa

BMW M6

A BMW Motorsport anunciou a sua entrada no Campeonato do Mundo de Endurance em 2018, integrando o competitivo pelotão da categoria LMGTE. Este anúncio marca também o regresso da marca germânica às 24 Horas de Le Mans, prova onde havia competido pela última vez em 2011. A expansão do seu programa desportivo dedicado aos GTs e a participação num Campeonato Mundial de elevada notoriedade são os principais motivos para esta importante decisão da BMW.

O regresso da Ford, acompanhada pelo notável triunfo nas 24 Horas de Le Mans, fez soar os alertas entre os responsáveis da BMW Motorsport. A visibilidade à escala global proporcionada por este resultado da marca norte-americana demonstrou que a categoria GT pode ombrear com as categorias principais na conquista das atenções mediáticas.

Como consequência lógica desta situação, a BMW Motorsport anunciou a sua entrada na categoria LMGTE do FIA WEC a partir da temporada de 2018. Segundo Jens Marquardt, responsável máximo do departamento de competição da marca germânica, a BMW irá expandir as suas actividades entre os GT e participar no Campeonato do Mundo de Endurance, competindo desta forma com os principais construtores desta categoria. Esta presença no FIA WEC contempla também o regresso às 24 Horas de Le Mans, palco onde já conquistou a vitória na classificação geral em 1999, com o BMW V12 LMR.

Quanto aos pilotos que estarão envolvidos neste programa, a marca germânica ainda não revelou qualquer nome. No entanto, António Félix da Costa, piloto da BMW nas três últimas temporadas do DTM, têm como principal objectivo representar a marca no FIA WEC e nas 24 Horas de Le Mans, bem como a participação noutras provas como as 24 Horas de Daytona e Nurburgring.