Citroen confirma título no WTCC em Xangai
28 Setembro 2016 - José Soares da Costa

Em Xangai, a Citroen confirmou o título de Construtores e Mehdi Bennani alcançou o título entre os Independentes. Mas seria a primeira vitória da Volvo no WTCC, conquistada na derradeira volta após um final dramático, que atraiu todas as atenções mediáticas. O piloto português Tiago Monteiro atrasou-se na luta pelo vice-campeonato, terminando as duas provas dentro do Top-10. O seu principal rival, Yvan Muller, somou dois pódios em Xangai, colocando-se numa posição bastante favorável.

Na Corrida de Abertura, o piloto francês John Filippi saiu da pole position, mas acabaria por ser ultrapassado pelos seus adversários ainda no decorrer da primeira volta. Norbert Michelisz ascendeu à primeira posição, sendo perseguido por Tom Chilton, Gabriele Tarquini e Thed Bjork. Enquanto isso, Filippi via-se envolvido em diversos toques, sendo obrigado a parar em pista com danos no seu Chevrolet Cruze. Dada esta situação, a entrada do Safety Car em pista à terceira volta foi uma inevitabilidade.

Quando o Safety Car saiu de pista, Norbert Michelisz manteve-se na liderança, com Tom Chilton a sofrer imensa pressão de Gabriele Tarquini. O toque entre os pilotos da Citroen e da LADA ditou a ultrapassagem do Volvo de Thed Bjork e uma ida prematura às boxes. Com o piloto sueco a diminuir a par e passo a sua diferença relativamente a Michelisz, tudo acabaria por ser decidido na última volta. Bjork ultrapassou o piloto oficial da Honda no gancho interior, originando um toque entre as duas viaturas. O Volvo acabaria por cortar a linha de meta com danos na suspensão traseira, mas mantendo-se na 1ª posição.

A última posição do pódio foi ocupado por Yvan Muller, que efectuou uma corrida de recuperação. Já o piloto português Tiago Monteiro não teve vida fácil em Xangai, terminando a corrida na 10ª posição, após uma luta com o seu companheiro de equipa Robert Huff pela 9ª posição.

A Corrida Principal não teve a mesma emoção da primeira prova do fim de semana, tendo Nicky Catsburg desperdiçado a pole position alcançada no dia anterior. José Maria López subiu à primeira posição, sendo perseguido por Yvan Muller e Mehdi Bennani. Nicky Catsburg, Gabriele Tarquini, Fredrik Ekblom e Thed Bjork completavam o Top-7. Estas posições não sofreriam alterações até ao final da prova, confirmando-se mais um triunfo de “Péchito López” no WTCC em 2016.

Com este resultado, Mehdi Bennani sagrou-se Campeão entre os Independentes, um resultado notável num fim de semana onde a Citroen também confirmou o título de Construtores. Quanto a Tiago Monteiro, efectuou um bom arranque e foi galgando posições até alcançar a 9ª posição. Uma derradeira ultrapassagem do piloto português a Tom Chilton ditaria a 8ª posição em que acabaria por terminar a corrida.