Dakar 2016: 11ª Etapa
A poucos dias do final do Dakar 2016, a Peugeot continua a dominar entre os automóveis, apesar dos ataques de Nasser Al-Attiyah. O piloto do Qatar voltou a ser o mais rápido, num dia em que Stéphane Peterhansel reduziu o andamento para evitar problemas mecânicos. Nas motos, Paulo Gonçalves sofreu uma violenta queda e teve que ser evacuado, abandonando a prova. Toby Price voltou a ser o mais rápido entre as duas rodas.
Nasser Al-Attiyah voltou a vencer mais uma etapa no Dakar 2016, batendo os estreantes Sébastien Loeb e Mikko Hirvonen por 5m52s e 7m1s respectivamente. Já Stéphane Peterhansel rodou em “modo cruzeiro”, pensando sobretudo no triunfo da prova. O piloto francês foi o 4º classificado, a 8m5s do registo mais rápido do dia. Na classificação geral, Peterhansel lidera com 51m55s de vantagem relativamente a Nasser Al-Attiyah. Giniel de Villiers fecha o pódio, a 1h17m do 1º classificado.
Nas motos, Paulo Gonçalves sofreu uma aparatosa queda durante a etapa, tendo conseguido levar a moto até uma zona de público onde acabaria por perder a consciência. O piloto português foi evacuado de helicóptero para o hospital mais próxima, tendo tido alta ao final do dia. No capítulo desportivo, Antoine Meo foi o piloto mais rápido, recuperando algum tempo a Toby Price. O piloto australiano terminou o dia com o 2º tempo, a 18 segundos de Meo, enquanto que Pablo Quintanilla foi o 3º classificado, a 2m48s do registo mais rápido do dia.
Na classificação geral, Toby Price mantém-se na liderança com 35m23s de vantagem relativamente Stefan Svitko. Antoine Meo, 3º classificado, recuperou algum tempo relativamente aos dois pilotos que seguem à sua frente. O piloto francês tem agora 43m46s de atraso relativamente a Toby Price.
Nos quads, Alejandro Patronelli foi o piloto mais rápido, batendo Brian Baragwanath e o seu irmão Marcos por 1m6s e 1m26s respectivamente. Na classificação geral, Marcos Patronelli mantém-se na liderança pela curta margem de 8 segundos relativamente ao seu irmão Alejandro. Brian Baragwanath encerra o Top-3, a 1h41m do líder da categoria.
Entre os camiões, Eduard Nikolaev deu mais uma vitória numa etapa à Kamaz, batendo o IVECO de Pieter Versluis por 5m2s. O holandês Ton van Genugten foi o 3º mais rápido deste dia, perdendo 5m36s para o mais rápido dos Kamaz. Na classificação geral, o IVECO de Gerard de Rooy mantém-se na liderança com 1h9m de vantagem sobre o Kamaz de Airat Mardeev. O IVECO de Federico Villagra encerra o pódio, a 1h45m de distância do líder dos “pesos pesados”.