Dakar 2016: 4ª Etapa
A Peugeot continua em alta na edição de 2016 do Dakar, ao somar mais uma vitória numa etapa. O veterano Stéphane Peterhansel bateu Carlos Sainz e Sébastien Loeb por uma curta margem, confirmando o bom desempenho dos 2008 DKR neste arranque do Dakar. Os cores nacionais estão em destaque entre as motos: Paulo Gonçalves lidera a classificação geral após a 1ª vitória numa etapa.
Mais uma etapa, mais uma vitória de um Peugeot 2008 DKR: esta é a história do Dakar 2016 nos automóveis até ao momento. Stéphane Peterhansel somou mais um triunfo para as viaturas francesas, ao bater Carlos Sainz e Sébastien Loeb por 11 segundos e 27 segundos respectivamente. O “melhor dos outros” foi Nasser Al-Attiyah, na 4ª posição, a uns distantes 4m57s do registo mais rápido do dia.
Quanto ao português Carlos Sousa, ficou com 24º melhor tempo e com isso subiu à 54ª posição. Na classificação geral, Sébastien Loeb lidera com 4m48s de vantagem sobre Stéphane Peterhansel, enquanto Nasser Al-Attiyah é o 3º classificado a 11m9s de distância.
Nas motos, o melhor registo do dia foi inicialmente atribuído à Honda de Joan Barreda Bort. No entanto, uma rectificação do seu tempo colocou-o na 2ª posição, ao que se somou uma penalização de 5 minutos por velocidade excessiva na ligação. Desta forma, o piloto espanhol terminou o dia com o 4º melhor tempo.
Paulo Gonçalves foi o vencedor do dia, ao bater Kevin Benavides por 4m46s. Os pilotos portugueses estiveram em destaque na 4ª etapa: Rúben Faria registou o 3º melhor tempo, sendo 5m26s mais lento do que Paulo Gonçalves. Na classificação geral, o piloto português da Honda lidera com 4m26s de vantagem sobre Kevin Benavides. O seu colega de equipa, Joan Barreda Bort, é o 3º classificado a 5m26s de distância. Rúben Faria ocupa a 5ª posição, a 8m15s do líder e Hélder Rodrigues subiu à 13ª posição.
Nos quads, Alexis Hernandez foi o piloto mais rápido, batendo Marcos Patronelli e Enrique Okumura por 4 e 28 segundos respectivamente. Ignacio Casale foi apenas o 5º, a 38 segundos do tempo mais rápido. Na classificação geral, Casale lidera com 11m17s de vantagem sobre o brasileiro Marcos Medeiros. Marcos Patronelli ocupa a 3ª posição, a 14m8s.
Quanto aos camiões, Gerard de Rooy levou o Iveco ao lugar mais alto da etapa, batendo Pieter Versluis por uns escassos 37 segundos. Hans Stacey foi o 3º mais rápido, a 1m18s. Na classificação geral, Versluis ascendeu à liderança e Hans Stacey desceu para a 2ª posição, a 15 segundos de distância. Frederico Villagra ocupa a 3ª posição, a 2m24s do líder.