Dakar 2016: 8ª Etapa
Após um dia de descanso, a competição foi finalmente retomada na edição de 2016 do Dakar. Numa etapa onde as dunas e a areia foram os protagonistas, Sébastien Loeb capotou e deixou o Peugeot 2008 DKR bastante danificado. Stéphane Peterhansel liderou a ofensiva da Peugeot e assumiu a liderança da prova entre os automóveis. Nas motos, Paulo Gonçalves sofreu uma aparatosa queda e perdeu 5 minutos para Toby Price, o novo líder da prova.
Após uma semana onde a navegação esteve em 2º plano, a 8ª etapa recuperou os tradicionais elementos associados ao Dakar: areia, dunas e muita, muita navegação. Nasser Al-Attiyah carregou nos ombros a ofensiva dos MINI All4Racing, vencendo pela primeira vez uma etapa no Dakar 2016. Carlos Sainz aproximou-se do piloto do Qatar e chegou mesmo a ultrapassá-lo, mas acabaria por perder a etapa por 12 segundos.
Já Sébastien Loeb teve um dia para esquecer: após um primeiro sector onde chegou a lutar com Nasser Al-Attiyah, ficou atascado no segundo sector e perdeu 8 minutos. Mas o pior ainda estava para vir: Loeb capotou a 30 Km do final da etapa e deixou o 2008 DKR bastante danificado. Após muito trabalho de mecânica para recuperar a viatura francesa, Loeb e Daniel Elena conseguiram chegar ao bivouac com mais de uma hora de atraso relativamente a Nasser Al-Attiyah.
Quanto a Stéphane Peterhansel, teve um arranque da etapa pouco promissor mas acabaria por anular os 6 minutos perdidos no primeiro sector durante a fase final da etapa. O piloto francês ficou a apenas 31 segundos do MINI de Al-Attiyah e conseguiu recuperar a liderança da prova. Sainz é o seu adversário mais próximo, a 2m09s e Al-Attiyah subiu à 3ª posição, encontrando-se agora a 14m43s de Peterhansel.
Nas motos, o destaque vai para a aparatosa queda de Paulo Gonçalves, a poucos quilómetros do final do 2º sector. Felizmente sem consequências físicas para o piloto, houve apenas a registar os danos na torre de navegação da Honda. Num momento em que Toby Price já liderava a etapa, Paulo Gonçalves acabou por perder cerca de 5 minutos para o piloto australiano.
Com este registo, Gonçalves cedeu o comando da prova ao piloto da KTM, que tem agora 2m5s de vantagem para o piloto português. Pablo Quintanilla foi o 3º classificado nesta etapa, a 6m32s do registo de Price. Na classificação geral, Stefan Svitko encerra o pódio das motos, a 14m14s, tendo perdido 8m2s relativamente a Price nesta etapa.
Nos camiões, Gerard de Rooy impôs o seu Iveco nesta etapa e bateu os Kamaz de Eduard Nikolaev e Andrey Karginov por 2m35s e 5m23s respectivamente. Com este registo, de Rooy ascendeu à liderança da prova, deixando Pieter Versluis a 6m29s de distância. O piloto do MAN foi apenas o 4º classificado nesta etapa, tendo perdido 12 minutos relativamente ao tempo registado por Gerard de Rooy. Nikolaev completa o pódio dos camiões, a 7m58s do líder.
Entre os quads, Marcos Patronelli bateu o seu irmão Alejandro e o sul africano Brian Baragwanath, por 5m42s e 6m5s respectivamente. Na classificação geral, Marcos Patronelli ascendeu à liderança por troca com o seu irmão, que se encontra agora a 2m6s. O peruano Alexis Hernandez completa o pódio, a 32m50s de distância do 1º classificado.