Fim de festa do WTCC em Losail
1 Dezembro 2016 - José Soares da Costa

A jornada disputada em Losail encerrou a temporada de 2016 do WTCC e serviu de palco à despedida da Citroen e LADA deste campeonato. Com ambos os títulos já entregues, restava apenas decidir quem iria ocupar os derradeiros lugares do pódio. Embora não tenha iniciado da melhor forma, Tiago Monteiro conquistou a 3ª posição no Qatar após uma exibição de garra, confirmando o seu melhor resultado de sempre neste campeonato.

Na primeira prova do fim de semana, Tiago Monteiro não teve a sorte do seu lado e viu-se envolvido numa carambola com José Maria López e Hugo Valente, logo após o arranque da corrida. Um toque nos pneus que delimitavam a pista danificou a suspensão do seu Honda Civic e terminou prematuramente a sua corrida. O Safety Car foi chamado a intervir para remover o Honda Civic da pista e no recomeço da prova, Gabriele Tarquini ultrapassou o Citroen C-Elysée de Tom Chilton, ascendendo à liderança.

Sem oposição até ao final da prova, o veterano piloto italiano alcançou a vitória na despedida da LADA do WTCC. Robert Huff, que havia ultrapassado Tiago Monteiro no arranque, colocou pressão em Tom Chilton. Sem sucesso, as posições mantiveram-se e o piloto da Honda terminou no último degrau do pódio. Yvan Muller foi o 4º classificado, carimbando desta forma o vice-campeonato de Pilotos na sua última temporada no WTCC.

A derradeira prova da temporada de 2016 iniciou-se com Mehdi Bennani na pole position. Sem qualquer percalço, o piloto marroquino manteve-se na liderança durante a totalidade da corrida e venceu de forma convincente. Thed Bjork, em Volvo, foi o 2º classificado após ter ultrapassado José Maria López no arranque da corrida. O campeão em título acabaria a prova na 3ª posição.

Quanto a Tiago Monteiro, o piloto português partiu da 7ª posição e viu-se envolvido numa vigorosa luta com Gabriele Tarquini. Após ter suplantado o seu antigo colega de equipa, Tiago Monteiro tinha em Yvan Muller o seu último obstáculo para conquistar a 3ª posição do campeonato. A ultrapassagem efectuada na última volta serviu para confirmar esse resultado, imediatamente à frente do seu colega de equipa Norbert Michelisz.