Hamilton bate Rosberg no México
30 Outubro 2016 - José Soares da Costa

Grande Prémio do México

Após o triunfo no Grande Prémio do Texas, Lewis Hamilton repetiu a dose no México e voltou a bater Nico Rosberg. Numa prova bastante animada e com diversos momentos polémicos, as estratégias de pneus foram decisivas para alcançar o pódio. Daniel Ricciardo conquistou a 3ª posição, após uma penalização atribuída a Max Verstappen e Sebastian Vettel após o final da prova.

Partindo da pole position, Lewis Hamilton encontrava-se numa situação favorável para recuperar pontos face ao seu rival pelo título, Nico Rosberg. Com um arranque exemplar, o piloto britânico respondeu à partida de Rosberg e Max Verstappen, mas a travagem falhada para a 1ª curva do traçado mexicano atirou-o directamente para a escapatória. Enquanto isso, Rosberg e Verstappen tocaram-se, tendo o piloto alemão optado também pela escapatória para evitar maiores danos.

No fundo do pelotão, Esteban Gutierrez tocou em Pascal Wehrlein e atirou-o contra o Haas do seu colega de equipa, Romain Grosjean. O Safety Car foi chamado a intervir, compactando o pelotão antes do recomeço da prova. Sem qualquer surpresa, Lewis Hamilton manteve a liderança após a saída de pista do Safety Car, sendo perseguido por Rosberg e Verstappen. Encontrando-se na liderança da prova com pneus macios, Lewis Hamilton esteve sempre em cima do acontecimento e geriu da melhor forma a vantagem para os seus adversários. Nem a única paragem para montar pneus médios incomodou o desempenho do tricampeão britânico.

Max Verstappen

Enquanto isso, Max Verstappen aproximava-se perigosamente de Nico Rosberg durante a fase final da prova. Numa manobra de ultrapassagem musculada, o jovem piloto holandês tentou suplantar o Mercedes do piloto alemão. Sem que conseguisse completar com sucesso a manobra, Verstappen acabaria no entanto por evitar, por muito pouco, um pião. Sem ritmo para recuperar terreno face a Rosberg, o piloto da Red Bull teria em Sebastian Vettel um temível adversário para as derradeiras voltas do Grande Prémio do México.

Vendo-se pressionado por Vettel, Verstappen acabaria por cometer um erro e falhar a travagem para a 1ª curva, seguindo pela escapatória. Sem que tivesse cedido a posição ao piloto da Ferrari, nem mesmo após um pedido da sua própria equipa, Verstappen acabaria por ajudar Daniel Ricciardo a recuperar terreno face a Sebastian Vettel. No entanto, o piloto australiano não conseguiu bater o piloto alemão e as posições não foram alteradas em pista até ao final do Grande Prémio.

Os protestos de Sebastian Vettel via rádio sucediam-se a uma cadência elevada, acusando ferozmente Max Verstappen e insultando verbalmente Charlie Witting. A penalização a Verstappen era inevitável, tendo a mesma sido aplicada durante o momento pré-pódio, quando Verstappen se recompunha do esforço de um Grande Prémio perante os olhares do público. Sebastian Vettel foi então chamado de imediato ao pódio para receber o prémio.

No entanto, a mudança de trajectória de Sebastian Vettel durante uma tentativa de ultrapassagem de Daniel Ricciardo foi alvo de penalização após a cerimónia do pódio. Com 10 segundos somados ao seu tempo total de prova, Sebastian Vettel desceu para a 5ª posição, atrás de Max Verstappen. Com esta penalização, Daniel Ricciardo ascendeu à 3ª posição, dando mais um pódio à Red Bull.

Sebastian Vettel

Quanto às duas primeiras posições do pódio, Lewis Hamilton voltou a somar mais um triunfo para o seu currículo e aproximou-se de Nico Rosberg. No entanto, o piloto alemão cumpriu o seu dever e terminou imediatamente atrás do seu colega de equipa, posição que o mantém na liderança do Campeonato de Pilotos e que lhe permite conquistar o título já no Grande Prémio do Brasil, caso conquiste a vitória em solo brasileiro.

Kimi Raikkonen terminou na 6ª posição, tendo protagonizado uma prova conservadora que o colocou na rota dos pontos. Após o brilharete na qualificação, Nico Hulkenberg também esteve em destaque durante a corrida. No entanto acabaria ultrapassado por Raikkonen, momento durante o qual efectuou um pião. A Williams esteve entre as equipas mais rápidas no Autódromo Hermanos Rodriguez, tendo Valtteri Bottas e Felipe Massa terminado na 8ª e 9ª posição respectivamente. O mexicano Sérgio Pérez, 10º classificado, tentou por todos os meios suplantar Massa perante o “seu” público, sem sucesso.