Hayden Paddon alcança vitória no Rali da Argentina
26 Abril 2016 - José Soares da Costa

Num rali onde Jari-Matti Latvala tinha tudo para somar o seu 2º triunfo de 2016, foi Hayden Paddon quem sorriu por último. A quebra da suspensão dianteira esquerda do Volkswagen Polo R WRC deixou o jovem piloto da Hyundai numa posição privilegiada para alcançar o seu primeiro triunfo no Campeonato do Mundo de Ralis. Sébastien Ogier e Andreas Mikkelsen completaram o pódio.

O Rali da Argentina iniciou-se com o campeão Sébastien Ogier na frente da prova, mesmo tendo a desvantagem de abrir os troços.  Enquanto isso, Dani Sordo, Jari-Matti Latvala e Hayden Paddon lutavam pelas posições intermédias do pódio. Mas seria Sordo o primeiro a ceder terreno, deixando a luta pela vitória entregue aos restantes pilotos.

Durante a 1ª etapa, Latvala acabaria por assumir a 1ª posição, deixando Ogier na disputa pela 2ª posição com Hayden Paddon. No final do dia, apenas 3.5 segundos separavam o 2º e 3º classificado. Latvala liderava com 7.9 segundos de vantagem sobre Ogier.

Na 2ª etapa, Hayden Paddon surpreendeu tudo e todos ao levar a melhor sobre Sébastien Ogier, saltando para a 2ª posição. Para além disso, o piloto neo-zelandês passou a pressionar o líder Jari-Matti Latvala, que se encontrava a cerca de dez segundos de distância. Mas tudo viria a alterar-se no penúltimo troço do dia, quando a quebra da suspensão dianteira direita do Volkswagen Polo R WRC de Latvala deixou Paddon na liderança da prova e com reais hipóteses de conquistar o triunfo.

29.8 segundos separavam Paddon de Ogier no final da segunda etapa, tendo o campeão do mundo sido prejudicado por abrir novamente a estrada. Na terceira posição encontrava-se Andreas Mikkelsen. Na derradeira etapa, Ogier entrou ao ataque e reduziu a diferença para 2.6 segundos à entrada do Power Stage. Mas seria Paddon a levar a melhor, atacando e dilatando a diferença para 14.3 segundos no final do rali.

Ogier terminou o Rali da Argentina na 2ª posição, preferindo não arriscar e garantir os pontos que serão essenciais na luta pelo título. Andreas Mikkelsen completou o pódio, mantendo o Hyundai i20 WRC de Dani Sordo atrás de si. Mads Ostberg, 5º classificado, foi o melhor representante da Citroen na Argentina. No WRC2, Nicolas Fuchs levou a melhor sobre os seus adversários.