Jari-Matti Latvala assina pela Toyota
7 Dezembro 2016 - José Soares da Costa

O piloto finlandês Jari-Matti Latvala será o primeiro piloto da Toyota Gazoo Racing para a próxima temporada do Campeonato do Mundo de Ralis. O ex-piloto da Volkswagen terá chegado a um acordo com a equipa de Tommi Makinen para apenas uma temporada, sendo oficialmente confirmado a 13 de Dezembro, durante a apresentação da equipa em Helsínquia. Latvala torna-se desta forma o primeiro piloto da dominadora Volkswagen a assegurar a continuidade no WRC em 2017.

Desde a sua saída da Volkswagen que Jari-Matti Latvala, à semelhança dos seus antigos companheiros de equipa Sébastien Ogier e Andreas Mikkelsen, procurava um lugar noutra equipa para permanecer no WRC ao longo da próxima temporada. Embora vários rumores apontassem Latvala como futuro recruta da Toyota, as confirmações tardavam a surgir. A indecisão sobre o futuro de Sébastien Ogier era um dos factores que influenciava decisivamente as negociações e tomadas de decisões por parte de todas as equipas do WRC.

Outra situação a destacar nesta “dança de cadeiras” prende-se com os testes efectuados às novas viaturas que serão utilizadas ao longo de 2017: enquanto  o Campeão do Mundo Sébastien Ogier teve oportunidade para testar o Toyota Yaris WRC e o Ford Fiesta RS WRC, Jari-Matti Latvala não teve acesso a essa mesma possibilidade, arriscando numa hipótese cujo valor actual é de facto desconhecido.

Em declarações ao Autosport britânico, Jari-Matti Latvala demonstrou confiança na sua contratação pela Toyota, embora ainda não possa divulgar publicamente essa informação. Segundo o próprio, durante a última semana assistiram-se a diversas alterações nas negociações, o que terá alterado decisivamente o seu futuro imediato no WRC.