Jari-Matti Latvala bate Ogier no México
No Rali do México, Jari-Matti Latvala bateu pela primeira vez em 2016 o dominante Sébastien Ogier. Aproveitando a benéfica ordem de partida para a prova mexicana, o piloto finlandês comandou a prova desde a 1ª etapa e controlou o andamento para carimbar o seu primeiro triunfo na presente temporada. Um consistente Mads Ostberg voltou a terminar no pódio, à semelhança do que já havia alcançado na Suécia.
O arranque do Rali do México deu-se com a Street Stage Guanajuato, classificativa de abertura que foi ganha pelo belga Thierry Neuville. No entanto, as duas vitórias nas classificativas seguintes deixariam Sébastien Ogier na liderança da prova mexicana com 3.3 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala. Andreas Mikkelsen completava um pódio dominado pela Volkswagen, encontrando-se a 3.8 segundos do líder da prova.
Na 6ª feira, Jari-Matti Latvala deu os primeiros passos para construir um triunfo sem contestação. As duas passagens pela classificativa de El Chocolate, com 50 quilómetros de extensão, deixaram Ogier em desvantagem relativamente a Latvala. O piloto francês tinha a dura tarefa de abrir a estrada, enquanto Latvala era apenas o 8º a partir para o troço. Uma escolha correcta de pneus (três pneus duros e dois pneus macios) para as duas passagens permitiu-lhe terminar o dia na liderança, com 32.1 segundos relativamente a Ogier.
A última posição do pódio foi alvo de uma interessante luta entre Dani Sordo e Andreas Mikkelsen, tendo o piloto norueguês efectuado um pião na segunda passagem pela classificativa de El Chocolate. Sordo terminou a 1ª etapa na 3ª posição, com 1m15s de desvantagem relativamente a Sébastien Ogier. Thierry Neuville foi uma das baixas do dia, capotando na 1ª passagem por El Chocolate.
Na 2ª etapa, Jari-Matti Latvala voltou a beneficiar de uma posição de partida particularmente vantajosa, batendo consistentemente Ogier. Mesmo nas segundas passagens pelas classificativas, o piloto francês era incapaz de acompanhar o ritmo endiabrado de Jari-Matti Latvala. A diferença entre os dois no final da etapa era de 1m13s. Mesmo tendo terminado o dia na 3ª posição, Dani Sordo enfrentou problemas de sobreaquecimento no Hyundai i20 WRC ao longo do dia. Ainda na Hyundai, Neuville voltou a capotar e Hayden Paddon deu um toque que danificou a suspensão do seu i20 WRC.
A derradeira etapa do Rali do México apresentou aos pilotos um dos maiores desafios de todo o calendário de 2016. Todas as atenções centraram-se na classificativa de Guanajuato, com 80 quilómetros de extensão e inúmeras armadilhas ao virar de cada curva. Jari-Matti Latvala aproveitou a vantagem conseguida nos dias anteriores e refreou o andamento, dando-se ao luxo de perder 25 segundos para Sébastien Ogier nesta longa classificativa.
A vitória no Power Stage foi também para Ogier, mas foi Jari-Matti Latvala quem festejou no final da classificativa, graças à conquista do seu primeiro triunfo em 2016. Já o espanhol Dani Sordo terminou a prova na última posição do pódio. No entanto, uma penalização devido ao número de pneus utilizados pela marca coreana (29, em vez dos 28 pneumáticos permitidos pelos regulamentos) entregaram a 3ª posição a Mads Ostberg. Com este resultado, o piloto norueguês mantém-se na 2ª posição do Campeonato de Pilotos, a 29 pontos de Sébastien Ogier.
Para além dos pilotos inscritos no WRC, também o WRC2 marcou presença no Rali do México. Teemu Suninen bateu os seus adversários de forma categórica, deixando Hubert Ptaszek a 20m11s de distância. Max Rendina foi o 3º classificado, a 24m05s do primeiro classificado desta categoria.