LADA abandona WTCC no final do ano
4 Novembro 2016 - José Soares da Costa

O final de 2016 está a ser marcado pelo abandono de diversas equipas oficiais nos campeonatos de maior destaque a nível mundial. Depois da Audi e da Volkswagen, é a vez da LADA abandonar o WTCC no final da presente temporada. A mudança de gestão do grupo AvtoVAZ resultou numa mudança de estratégia da marca russa, sendo o principal motivo para este súbito abandono.

De acordo com a revista russa Championnat, a LADA Sport irá abandonar o WTCC no final do corrente ano. Todas as partes envolvidas, incluindo os pilotos Gabriele Tarquini, Nicky Catsburg e Hugo Valente, foram já notificadas deste desfecho e estão disponíveis para outras ofertas existentes no mercado.

O abandono do WTCC deve-se à alteração da estratégia global da LADA, focando-se sobretudo nos mercados nacionais onde a marca tem presença mais significativa. No centro desta mudança de estratégia da LADA está a alteração da equipa de gestão da AvtoVAZ, proprietária do construtor russo. Com esta saída, o WTCC contará apenas com a presença oficial da Honda e da Volvo em 2017.