Lewis Hamilton vence GP do Canadá
15 Junho 2016 - José Soares da Costa

Grande Prémio do Canadá

Lewis Hamilton prossegue com a sua recuperação no Campeonato de Pilotos, depois de um mau arranque da temporada de 2016. O piloto britânico conquistou em Montreal o seu 2º triunfo da temporada, batendo a Ferrari e Sebastian Vettel após um erro estratégico da marca transalpina. Valtteri Bottas foi um surpreendente 3º classificado, injectando fulgor numa Williams que tardava em demonstrar o seu valor.

Com a primeira linha dominada pelos homens da Mercedes, era Lewis Hamilton quem partia da pole position para o Grande Prémio do Canadá. No entanto, a surpresa no arranque veio do Ferrari de Sebastian Vettel, protagonista de uma partida fulgurante que o colocou na liderança da prova canadiana. Sem que os Mercedes conseguissem responder ao andamento do piloto alemão, foi a quebra da unidade de potência de Jenson Button a alterar o desfecho desta prova.

Sebastian Vettel

Quando a direcção de prova accionou o Virtual Safety Car, os responsáveis da equipa italiana chamaram os seus pilotos às boxes para a montagem de pneus super-macios, tentando com isso ganhar alguma vantagem relativamente aos Mercedes. Mas Lewis Hamilton, então na liderança da prova, tinha apenas programada uma paragem nas boxes para a totalidade do Grande Prémio. Uma táctica com a qual a Ferrari não contava.

Quando Hamilton efectuou a sua única paragem, Vettel assumiu a liderança do Grande Prémio. No entanto, o piloto alemão acabaria por perder a liderança quando teve que efectuar uma segunda paragem para montagem de pneus macios. O reduzido desgaste dos pneus macios no Mercedes W07 de Lewis Hamilton levou a que estes durassem cerca de 46 voltas, deixando a Ferrari sem qualquer hipótese de contrariar o triunfo do piloto inglês. Vettel teve que contentar-se com a 2ª posição, enquanto Hamilton recuperou bastantes pontos face ao seu mais directo rival no Campeonato de Pilotos, o seu companheiro de equipa Nico Rosberg.

Lewis Hamilton

O piloto alemão da Mercedes teve um fim de semana para esquecer: tendo sido batido por Hamilton na qualificação, viu-se ainda envolvido num toque com o piloto britânico na travagem para a 1ª curva do circuito canadiano. Caindo para a 9ª posição, Rosberg iniciou então uma prova de recuperação que o levaria até à 5ª posição. Na penúltima volta, Rosberg ainda tentou ultrapassar Max Verstappen na última curva do Circuit Gilles Villeneuve, mas acabaria por efectuar um pião. Mesmo perdendo pontos face a Hamilton, Rosberg é ainda o líder do Campeonato de Pilotos com 9 pontos de vantagem sobre o seu colega de equipa.

Quem beneficiou com os problemas no seio da Mercedes foi Valtteri Bottas, que aproveitou da melhor forma a menor competitividade da Red Bull para assumir a 3ª posição, bater Max Verstappen e ganhar pontos valiosos para a Williams. Kimi Raikkonen esteve abaixo das expectativas, terminando num modesto 6º lugar, sendo batido sem apelo, nem agravo por adversários com equipamento inferior. Daniel Ricciardo foi o 7º classificado e voltou a perder tempo numa paragem nas boxes, graças à colocação menos eficiente de um pneu. Nico Hulkenberg, Carlos Sainz e Sérgio Pérez completaram o lote de posições pontuáveis no Grande Prémio do Canadá.