Monteiro com jornada de sonho na Eslováquia
19 Abril 2016 - José Soares da Costa

Tiago Monteiro foi o piloto do fim de semana na visita do WTCC ao Slovakia Ring. O piloto português venceu a “Corrida de Abertura” e foi o 2º classificado na “Corrida Principal”, saindo da Eslováquia com a liderança do Campeonato de Pilotos. Em contrapartida, a “brigada Citroen” teve um fim de semana onde, apesar da notável velocidade apresentada, os resultados não corresponderam às expectativas criadas.

Na “Corrida de Abertura”, Tiago Monteiro efectuou um arranque exemplar a partir da 4ª posição. Ganhando posições aos LADA de Gabriele Tarquini e Hugo Valente, Tiago Monteiro teve que lidar com o Citroen C-Elysée de Mehdi Bennani que seguia na 1ª posição. Ao fim de nove voltas, o piloto português conseguiu ultrapassar o piloto marroquino, deixando-o para trás numa altura em que o Citroen apresentava problemas com o desgaste de pneus.

Apesar da maior velocidade apresentada pelo C-Elysée, Tiago Monteiro conseguiu conter Mehdi Bennani atrás de si e conquistar a sua primeira vitória na temporada de 2016. Na terceira posição terminou o Honda Civic de Robert Huff. Atrás de Huff terminou o LADA de Gabriele Tarquini, que se viu envolvido numa animada luta com o campeão José Maria López.

Na “Corrida Principal”, Tiago Monteiro partiu da sétima posição para mais uma exibição sem mácula. Com mais um “arranque canhão”, o piloto português rapidamente alcançou a 4ª posição. À sua frente, Yvan Muller e Nicky Catsburg envolveram-se num toque e Monteiro aproveitou a situação para subir ao 3º lugar.

Na frente da corrida José Maria López e Nicky Catsburg disputavam a liderança. No entanto, vibrações no C-Elysée fizeram com que “Pechito” López perdesse a 1ª posição e ficasse à mercê de Tiago Monteiro. O piloto argentino acabaria no entanto por responder, ultrapassando Catsburg na última volta e subindo à liderança.

Monteiro também esteve em destaque ao ultrapassar o piloto do LADA e terminar a prova na 2ª posição. Com este resultado, o piloto português ascendeu à liderança do Campeonato de Pilotos. Destaque ainda para Thed Bjork, 4º classificado nesta corrida. Com este resultado, o piloto sueco deu à Volvo o seu melhor resultado desde o seu regresso ao WTCC.