Neuville dá triunfo à Hyundai na Sardenha
Thierry Neuville deu a segunda vitória do ano à Hyundai no Campeonato do Mundo de Ralis. Após uma animada luta pela vitória com Jari-Matti Latvala, o piloto belga impôs o seu andamento durante a recta final do Rali da Sardenha. Com este triunfo, Neuville afasta a malapata que o perseguia há já algum tempo. Sébastien Ogier voltou a ser prejudicado pela “limpeza” das classificativas, terminando no degrau mais baixo do pódio.
O Rali da Sardenha iniciou-se com uma pequena Super Especial de 2 Km, denominada de “Ittiri Arena Show”, onde Sébastien Ogier voltou a demonstrar o seu talento ao vencer e tornar-se o primeiro líder da prova. Mas tudo seria alterado logo na secção matinal da 1ª etapa: Thierry Neuville assumiu a liderança da prova após uma luta directa com o Volkswagen de Jari-Matti Latvala. A posição de partida na estrada voltou a beneficiar os pilotos que partiam mais atrás para as classificativas, pelo menos durante as primeiras passagens.
Jari-Matti Latvala iniciou o dia na frente, mas Ogier acabaria por recuperar a liderança logo na 2ª classificativa do dia. A partir da 3ª classificativa, foi Neuville quem assumiu a liderança ao apresentar um ritmo bastante rápido ao volante do novo Hyundai i20 WRC. 1.5 segundos separavam Neuville de Latvala, enquanto Ogier encontrava-se já a 23.7 segundos.
Na secção da tarde da 1ª etapa assistiu-se ao contra-ataque de Jari-Matti Latvala, que assumiu a liderança após a 1ª classificativa desta secção. Mas o piloto belga da Hyundai acabaria por recuperar a liderança, dilatando-a até aos 11.1 segundos no final da 1ª etapa. Enquanto isso, Ogier mantinha-se na 3ª posição, a mais de 40 segundos de distância do líder da prova.
Na 2ª etapa, Thierry Neuville e Jari-Matti Latvala resumiram o seu duelo particular pela vitória no Rali da Sardenha. O elevado desgaste de pneus do piloto da Hyundai permitiu a aproximação do finlandês da Volkswagen, que encontrava-se a apenas 2.9 segundos da liderança no final da secção matinal. À tarde, Neuville reagiu de forma convincente aos ataques de Latvala, dilatando novamente a liderança para 16.1 segundos. Sébastien Ogier, sem hipótese de discutir a vitória na Sardenha, conseguiu distanciar-se dos seus adversários mais próximos, Andreas Mikkelsen e Mads Ostberg. Os dois pilotos viriam mesmo a abandonar, entregando a 4ª posição ao espanhol Dani Sordo.
Na derradeira etapa, Thierry Neuville manteve o forte andamento evidenciado no dia anterior, aumentando a vantagem para os 24.8 segundos, no final do Rali da Sardenha. Com este resultado, Neuville confirmou a vitória e deu à Hyundai o seu 2º triunfo de 2016, relançando desta forma a sua carreira no Campeonato do Mundo de Ralis e quebrando a maré de azar que vinha a atravessar.
Já Jari-Matti Latvala, mesmo sofrendo de problemas de diferenciais durante a 1ª etapa, foi capaz de aliar rapidez à consistência e com isso bater o seu colega de equipa Sébastien Ogier. O actual Campeão do Mundo voltou a ter a tarefa ingrata de abrir as classificativas, mas somou ainda 3 pontos pela vitória no Power Stage, onde protagonizou uma saída de estrada e teve que recorrer à marcha atrás do seu Volkswagen Polo R WRC. Eric Camilli foi o melhor representante da M-Sport, na 6ª posição. No WRC2, a vitória foi para Teemu Suninen, ao volante de um Skoda Fabia R5.
No final do Rali da Sardenha, após verificação dos comissários técnicos, a Hyundai foi multada em 50 mil euros por uma infracção nos seus i20 WRC. Os vidros traseiros não se encontravam de acordo com a ficha de homologação das viaturas coreanas, devido a problemas com a colocação da espuma no interior das portas traseiras. A marca coreana teve que recorrer a materiais diferentes para os dois vidros traseiros, os quais não se encontravam de acordo com os materiais indicados na ficha de homologação dos Hyundai i20 WRC, mas que não beneficiavam em nada o desempenho das viaturas.