Nico Rosberg bate concorrência no GP do Bahrein
5 Abril 2016 - José Soares da Costa

Lewis Hamilton

Nico Rosberg alcançou no Grande Prémio do Bahrein a sua 5ª vitória consecutiva (2ª desta temporada), batendo novamente o seu colega de equipa Lewis Hamilton. Beneficiando de um toque entre o piloto britânico e o Valtteri Bottas, Nico Rosberg teve apenas que se preocupar com os ataques do finlandês Kimi Raikkonen, o 2º classificado desta prova. Hamilton encerrou o pódio, limitando os danos sofridos com o acidente no arranque deste Grande Prémio.

O Grande Prémio do Bahrein ficou marcado por um incidente ainda durante o procedimento de partida para a prova. O motor do Ferrari de Sebastien Vettel cedeu durante a volta de formação, condicionando severamente os planos da Ferrari para este Grande Prémio. No arranque, Nico Rosberg efectuou um arranque mais eficaz do que Lewis Hamilton e saltou desta forma para a liderança da prova.

Kimi Raikkonen

Quem também efectuou um arranque bastante eficaz foi Valtteri Bottas, que nos primeiros metros de prova já discutia a 2ª posição com Lewis Hamilton. No entanto uma travagem falhada do piloto finlandês na Curva 1 resultou num violento toque no Mercedes de Hamilton. A partir desse momento, o ritmo de Hamilton diminuiu cerca de 1 segundo por volta relativamente ao previsto pela Mercedes, fruto dos consideráveis danos presentes no seu W06. O piloto britânico perdeu também várias posições, descendo até à 5ª posição.

Na frente, Nico Rosberg liderava com uma vantagem confortável relativamente aos demais pilotos, tendo apenas que se preocupar com o Ferrari de Kimi Raikkonen. A diferença entre os dois pilotos rondava os 7 segundos, distância essa que Rosberg geriu de forma irrepreensível. As paragens nas boxes para montagem de pneus macios e super macios não alteraram a ordem na frente da corrida, confirmando-se as posições estabelecidas durante a fase inicial do Grande Prémio. Hamilton por sua vez, efectuou uma corrida de recuperação, levando o danificado W06 à 3ª posição no final deste Grande Prémio.

Daniel Ricciardo

Atrás da Mercedes e Ferrari terminou o Red Bull de Daniel Ricciardo, uma surpresa que confirma no entanto a competitividade do novo monolugar da formação de Milton Keynes. Na 5ª posição ficou a sensação deste Grande Prémio, o Haas de Romain Grosjean. Após uma estreia notável em Melbourne, a equipa de Gene Haas voltou a terminar nos pontos após uma exibição de luxo de Grosjean, demonstrando também o valor do Haas VF16. O jovem Max Verstappen levou a Toro Rosso à 6ª posição, batendo o Red Bull de Daniil Kvyat.

O 8º e 9º lugar foram alcançados pelos Williams FW38 de Felipe Massa e Valtteri Bottas, cujo desempenho esteve muito abaixo do expectável para a formação de Frank Williams. Sem ritmo para bater os Haas, Red Bull e Toro Rosso, os pilotos da equipa britânica conseguiram no entanto superiorizar-se ao Mclaren Honda do jovem estreante Stoffel Vandoorne, o último piloto a pontuar no Bahrein. Sem tempo para adaptação, mas perfeitamente capaz de acompanhar o ritmo de Jenson Button, o piloto belga demonstrou estar preparado para uma temporada completa na Fórmula 1.