Nico Rosberg triunfa sem oposição na Rússia
1 Maio 2016 - José Soares da Costa

Grande Prémio da Rússia

Nico Rosberg soma e segue na presente temporada, conquistando a quarta vitória do ano e a sétima vitória consecutiva desde o final de 2015. A prova russa ficou marcada pelas peripécias no arranque, envolvendo Daniil Kvyat e Sebastian Vettel. Lewis Hamilton recuperou até ao 2º lugar e Kimi Raikkonen encerrou o pódio em Sochi.

Arrancando da pole position, Nico Rosberg manteve a posição mesmo perante o caos que se vivia imediatamente atrás de si. Daniil Kvyat deu um toque em Sebastian Vettel, quando o piloto alemão tentava ultrapassar Daniel Ricciardo e embora ambos os carros tenham continuado em prova apesar dos danos, tudo viria a mudar alguns metros mais à frente.

Lewis Hamilton

Sérgio Perez rodava num ritmo bastante lento e Sebastian Vettel viu-se obrigado a abrandar para evitar o piloto mexicano. Nesse momento, Kvyat voltou a embater em Vettel, atirando-o contra as barreiras de protecção do traçado russo. Também Nico Hulkenberg foi forçado a abandonar, devido a um furo no arranque e um toque no seu companheiro de equipa Sergio Pérez. Rio Haryanto foi outra vitima do caos do arranque, abandonando a prova russa após um aparatoso voo.

O Safety Car foi chamado a intervir e foram vários os pilotos que aproveitaram a ocasião para rumar às boxes. Para além disto, Kvyat teve ainda que cumprir uma penalização de 10 segundos devido aos dois toques em Sebastian Vettel. No recomeço do Grande Prémio, Rosberg manteve a liderança da prova e viu Kimi Raikkonen ser ultrapassado por Valtteri Bottas. Enquanto isso, Lewis Hamilton já era o 4º classificado após ter partido da 10ª posição.

Daniil Kvyat

A luta pelo pódio era nesse momento a principal atracção da prova, com Kimi Raikkonen a tentar ultrapassar Valtteri Bottas sem sucesso. Quem aproveitou foi Lewis Hamilton, que ultrapassou o piloto da Ferrari e ascendeu à terceira posição. Dado que não conseguia ultrapassar Bottas em pista, Hamilton antecipou a sua paragem nas boxes e com isso tentou ganhar a 2ª posição. Embora Bottas tenha mantido o 2º lugar após a sua passagem pela box, Hamilton logrou ultrapassar o piloto finlandês duas voltas depois.

Kimi Raikkonen, também na disputa pelo último lugar do pódio, aproveitou o menor rendimento de Bottas para ascender à 3ª posição. No entanto, apesar de todos os esforços, o piloto da Ferrari não tinha o andamento necessário para alcançar os Mercedes. Com Nico Rosberg na liderança com 13 segundos de vantagem, Lewis Hamilton aumentou o seu ritmo e começou a recuperar terreno face ao seu colega de equipa.

Nico Rosberg

No entanto, um problema com a pressão de água do seu Mercedes levou ao sobreaquecimento do motor do monolugar. Desta forma, Hamilton viu-se impossibilitado de discutir a vitória com Rosberg, o qual rumou para mais uma vitória sem adversidades. Com este resultado, o piloto alemão soma já 43 pontos de vantagem sobre o seu rival britânico no Campeonato de Pilotos. Kimi Raikkonen completou o pódio em Sochi, terminando a mais de 30 segundos de Rosberg.

Com Valtteri Bottas a ser o 4º classificado, Felipe Massa terminou imediatamente atrás do seu colega de equipa, dando um bom resultado à Williams. Fernando Alonso esteve irrepreensível ao longo do Grande Prémio, levando o Mclaren até à 6ª posição e somando os primeiros pontos da temporada. Kevin Magnussen foi o 7º classificado e Romain Grosjean terminou na posição seguinte, após uma interessante disputa com o Force India de Sérgio Pérez. Jenson Button encerrou o lote de pilotos pontuáveis na Rússia.