Nico Rosberg vence na estreia de Baku
22 Junho 2016 - José Soares da Costa

Grande Prémio da Europa

O piloto alemão Nico Rosberg regressou às vitórias na temporada de 2016 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, com o triunfo no Grande Prémio da Europa, realizado pela primeira vez no circuito citadino de Baku. O seu rival na luta pelo título, Lewis Hamilton, não foi além da 5ª posição. Sebastian Vettel e Sérgio Pérez completaram o pódio no Azerbeijão.

Arrancando da pole position, Nico Rosberg partiu para uma liderança confortável que não seria discutida ao longo de todo o Grande Prémio. Nem Sebastian Vettel, nem Daniel Ricciardo foram capazes de dar luta ao Mercedes do piloto alemão, mesmo quando este sofreu um pequeno percalço técnico devido a uma afinação errada da unidade de potência germânica, um problema que já havia afectado Lewis Hamilton algumas voltas antes.

Nico Rosberg

Sem a totalidade da potência disponível nas unidades de potência da Mercedes, tanto Nico Rosberg como Lewis Hamilton foram obrigados a efectuar alterações de emergência nas afinações dos seus Mercedes W07, sem a precisosa ajuda dos seus engenheiros. Enquanto Rosberg resolveu o problema em apenas uma volta, Lewis Hamilton demorou 12 voltas até que percebesse a origem do problema e resolvesse a situação.

Sem nenhum rival capaz de o suplantar, Nico Rosberg rumou para uma vitória tranquila, terminando o Grande Prémio com 17 segundos de vantagem sobre Sebastian Vettel, 2º classificado. Embora o piloto da Scuderia Ferrari tenha sido capaz de bater o Red Bull de Daniel Ricciardo, o ritmo apresentado pelo Mercedes de Rosberg tornava-o inalcançável para Vettel.

Já Sérgio Pérez foi o homem do dia em Baku, ao partir da sétima posição após uma penalização pela troca da caixa de velocidades. Uma boa estratégia por parte da Force India e um bom desempenho do piloto mexicano ao longo do Grande Prémio colocaram-no na rota do pódio. Kimi Raikkonen, 4º classificado nesta prova, foi batido por Pérez na penúltima volta do Grande Prémio. O piloto finlandês sofreu ainda uma penalização de 5 segundos, por ter cruzado a linha de acesso às boxes.

Sebastian Vettel

Lewis Hamilton, 5º classificado, teve um fim de semana difícil no Azerbeijão. Se na qualificação, deu um toque e foi obrigado a partir da 10ª posição, na corrida foi claramente batido pelo seu companheiro de equipa da Mercedes. A falta de potência devido à afinação errada da unidade de potência e o tempo perdido a tentar solucionar esse problema hipotecaram definitivamente um bom resultado.

Valtteri Bottas foi o 6º classificado, num dia em que a Williams não voltou a demonstrar o bom andamento apresentado no Canadá. Já a Red Bull esteve abaixo de todas as expectativas, apostando numa estratégia errada para Daniel Ricciardo e Max Verstappen. 7º e 8º lugares, para Ricciardo e Verstappen respectivamente, foram os resultados possíveis dentro destas circunstâncias. Os últimos lugares pontuáveis foram conquistados por Nico Hulkenberg e Felipe Massa.